BelaVistaMS
Geral

02/05/2018 - 08h23

Geral

IFMS inicia planejamento institucional para os próximos cinco anos

Ascom

O processo de elaboração do PDI 2019-2023 foi apresentado pelo reitor Luiz Simão Staszczak nessa quinta-feira, 26, a servidores da reitoria.

Processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023, que terá a participação das comunidades interna e externa, foi apresentado pelo reitor Luiz Simão Staszczak e por diretores-gerais dos campi.

Qual é o IFMS que você quer? Estudantes e servidores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, e a comunidade externa, poderão responder a essa pergunta em pelo menos cinco etapas de participação social previstas no processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional para os próximos cinco anos - PDI 2019-2023.

O processo de elaboração do PDI 2019-2023 foi apresentado pelo reitor Luiz Simão Staszczak nessa quinta-feira, 26, a servidores da reitoria. Nos dez campi, a apresentação da metodologia a estudantes, docentes e técnicos-administrativos está sendo conduzida pelos diretores-gerais.

Com a função de traçar o caminho que o IFMS vai percorrer pelos próximos cinco anos, o documento reúne os objetivos e as metas nas áreas do ensino, pesquisa, inovação, extensão, gestão de pessoas, infraestrutura física e tecnológica, instalações acadêmicas, organização administrativa e gestão orçamentária.

De acordo com o Decreto nº 9.235/2017, o Plano de Desenvolvimento Institucional deve ter como elementos mínimos 11 eixos temáticos. São eles:
- Perfil Institucional
- Projeto Pedagógico Institucional
- Cronograma de Desenvolvimento
- Organização Didático-Pedagógica
- Oferta de Programas de Pós-Graduação
- Perfil do Corpo Docente
- Organização Administrativa
- Acervo Acadêmico
- Infraestrutura Física
- Capacidade Financeira
- Educação a Distância

É com base no PDI que o Ministério da Educação (MEC) avalia os cursos superiores e faz recredenciamento do IFMS.

O reitor lembrou que o documento é a principal ferramenta de planejamento estratégico da instituição, e que a materialização do PDI é feita por meio dos Plano de Ação elaborados ano a ano.

"É por meio do PDI que podemos acompanhar e melhorar as ações institucionais, ou seja, o atendimento que prestamos à sociedade. E para que o IFMS consolide seus valores e cumpra sua missão de forma eficaz e transparente, o Plano de Desenvolvimento Institucional deve atender às demandas sociais, prever a utilização de recursos de forma eficiente, trazer informações precisas e demonstrar coerência entre suas ações", ponderou Staszczak.

Ao pontuar os princípios que deverão ser levados em consideração no processo de elaboração do PDI, o reitor reforçou a importância da participação social na construção do documento.

"Estamos falando de gestão democrática e participativa, ou seja, de uma instituição que olha com extrema atenção para cada sugestão enviada por servidor, estudante ou cidadão da comunidade externa. Todos podem ajudar a melhorar os serviços prestados pelo IFMS", destacou o reitor.

Este PDI é o terceiro da história do IFMS, que este ano completa dez anos de criação. O PDI 2014-2018, atualmente em vigência, foi aprovado pelo Conselho Superior (Cosup) em junho de 2014, e atualizado em outubro do mesmo ano.

Elaboração do PDI 2019-2023 - O processo está sendo conduzido por uma Comissão Central com o apoio de 21 subcomissões formadas por servidores da reitoria e dos dez campi, instituídas pela Portaria nº 653/2018.

Marcelina Maschio, diretora executiva da Reitoria, está à frente da coordenação dos trabalhos. Presente na elaboração dos três Planos de Desenvolvimento Institucional do IFMS, afirma que o processo cresceu junto com a instituição.

"No primeiro documento que elaboramos, em 2008, eram aproximadamente dez servidores. No segundo PDI, em 2013, éramos 400 e, atualmente, são mais de mil docentes e técnicos-administrativos. A instituição expandiu e, por isso, a necessidade de termos 21 subcomissões trabalhando conjuntamente na construção do documento", pontuou.

A coordenadora da Comissão Central destaca ainda o amadurecimento institucional na construção do PDI 2019-2023.

"Nesses dez anos, desde que o IFMS foi criado, a instituição vem aprimorando a gestão dos processos e documentos, o que deverá refletir de forma positiva no novo Plano. Nossos gestores, servidores e estudantes, que terão a oportunidade de participar de diversas etapas da elaboração do PDI, têm muito mais clareza, hoje, da nossa missão institucional, o que tornará o documento mais realista em termos de objetivos e metas".

A construção do PDI, que se encerra no mês de dezembro, possui etapas de Preparação, Diagnóstico e Construção.

O período de Preparação, que começou a ser executado em março e termina este mês, inclui atividades como definição das subcomissões e da metodologia a ser utilizada, além da elaboração dos planos de trabalho e consolidação dos documentos que servirão como referência no processo.

O Diagnóstico, que irá de abril a julho, prevê as etapas de análise do cenário retrospectivo, da construção de cenários prospectivos e do Mapa Estratégico do IFMS, além do diagnóstico dos ambientes interno e externo.

"Uma das primeiras e principais etapas é a do planejamento estratégico, em que são levantados os cenários anteriores e futuros. Nesta fase, a comunidade interna irá perceber as oportunidades e ameaças que a instituição tem pela frente e como o IFMS está inserido na sociedade", explicou a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IFMS e vice-coordenadora da Comissão Central, Daniela Passos.

A partir de então, de acordo com a pró-reitora, será possível definir o Mapa Estratégico do IFMS.

"O Mapa resume todos os macro objetivos estratégicos levantados, ou seja, faz o alinhamento dos objetivos possibilitando a extração daqueles que são estratégicos e que irão  nortear as ações do Instituto Federal por um período de cinco anos, de forma que a instituição cumpra com sua missão", detalhou.

Participação Social - Ainda na fase do Diagnóstico, estão previstas as primeiras etapas de participação social no processo. A revisão da Missão, Visão e Valores do IFMS será feita de 3 a 24 de maio, por meio de consulta pública.

Entre 28 e 30 de maio, será realizado o evento Futuro em Construção. Na ocasião, estão previstos um workshop sobre planejamento estratégico e o congresso em que será validado o Mapa Estratégico do IFMS, com a participação de representantes de estudantes, docentes e técnicos-administrativos.

As audiências públicas nos dez municípios onde o IFMS tem campus serão promovidas entre 11 e 27 de junho. A comunidade externa terá a oportunidade de contribuir na construção do PDI 2019-2023.

De 2 a 20 de julho, qualquer cidadão poderá participar da etapa "O IFMS que você quer", enviando sugestões ao Plano de Desenvolvimento Institucional por meio de vídeo ou mensagem.

Na terceira e última etapa - a da Construção - estão previstas a elaboração do Plano de Metas, do Projeto Pedagógico Institucional e da minuta do PDI, que será disponibilizada para consulta pública entre os dias 12 e 25 de setembro.

Após o período de consolidação do texto final do Plano de Desenvolvimento Institucional, o documento seguirá para apreciação do Conselho Superior (Cosup), em novembro.

Assista o vídeo explicativo sobre o processo de elaboração do PDI 2019-2023.

i-Cidadania - A elaboração do PDI 2019-2023 marca o lançamento de um novo espaço no site institucional, voltado exclusivamente à participação social, por meio digital, no desenvolvimento das políticas do IFMS. É o i-Cidadania (http://www.ifms.edu.br/cidadania), uma ferramenta que busca promover o diálogo entre a instituição e a sociedade civil.

De acordo com o assessor de Comunicação Social do IFMS, Vinícius Bazenga Vieira, trata-se de uma proposta para o desenvolvimento de práticas inovadoras de participação social pela internet.

"O i-Cidadania, que ainda está em fase de teste, vai reunir informações sobre consultas e audiências realizadas pelo IFMS, assim como qualquer outra iniciativa que abra para a sociedade a possibilidade de sugerir melhorias nos serviços prestados pela instituição. É um espaço de manifestação e debate, criado com a intenção de se construir um IFMS cada vez mais democrático, eficaz e efetivo", destacou.

No caso específico do PDI 2019-2023, o i-Cidadania traz todas as informações sobre o processo de elaboração do documento como etapas, responsáveis e material de apoio. O usuário que clica em Participação Social, por exemplo, já fica sabendo como será realizada a consulta pública para a escolha dos novos textos de Missão, Visão e Valores do IFMS.

O i-Cidadania também permite acesso às páginas da Ouvidoria do IFMS e da Lei de Acesso à Informação.

Cronograma do Processo de Elaboração do PDI 2019-2023






Comentários Comente a notícia


Leia maisMais notícias

IFMS irá ofertar 120 vagas em cursos superiores no segundo semestre pelo Sisu

Cursos serão oferecidos em Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã. Calendário da seleção será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

IFMS abre 195 vagas em cursos técnicos de nível médio

Vagas são para Aquidauana, Coxim, Dourados, Jardim e Três Lagoas. Inscrições são gratuitas e começam no próximo dia 30.

Nova peça da Cia Aplausos vai ao passado e futuro para falar de igualdade de gênero

Em "Mulheres Sapiens Erectus" duas cientistas constroem uma máquina do tempo para descobrir quando a mulher foi respeitada na sociedade

Batista Com Vida acontece no próximo sábado

Evento beneficente oferece atividades culturais para a comunidade local

Costa Rica será sede da Seletiva para Mundial de Jiu-Jitsu em junho

Oito equipes participaram do Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu Esportivo realizado em Costa Rica

12 equipes já garantiram vagas na 3ª fase da Copa Assomasul

Carimbaram seus passaportes para a fase seguintes as equipes representantes de Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul e Itaquiraí

Após seis mostras projeto "Campo Grande na Tela" já levou filmes locais a mais de 3 mil alunos

Grande parte dos estudantes da rede municipal de ensino nunca haviam tido contato com o cinema campo-grandense

IFMS promove Semana do Meio Ambiente em junho

Evento será promovido pelos dez campi do IFMS entre os dias 4 e 9 de junho. Fomento institucional é de R$ 15 mil.

TVE Digital é o "melhor presente" destaca diretor presidente na homenagem da FERTEL

Emocionado, ao lado de sua esposa a bióloga e também Marcia Brambilla, o jornalista Bosco Martins destacou a atuação dos servidores no processo de digitalização





contato@belavistams.com.br
© 2011 - João Carlos Velasquez - Todos os direitos reservados

Webmail | Desenvolvido por JPWeb