BelaVistaMS
Política

29/01/2018 - 17h30

Política

Caravina discute municipalização do trânsito com secretário de Segurança Pública

Willams Araújo

Na conversa com o secretário de Segurança Pública, Caravina se comprometeu em intermediar entendimentos com prefeitos em torno do processo

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e prefeito de Bataguassu, Pedro Caravina, foi recebido em audiência nesta segunda-feira (29) pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, com quem tratou de vários assuntos de interesse dos municípios.

Entre os pontos mais importantes discutidos no encontro se destacam a municipalização do trânsito e a implantação do núcleo de perícia regionalizado. 

A ideia, segundo Caravina, é que todos os municípios assumam as atribuições contidas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), que prevê a divisão de responsabilidades e parceria entre os órgãos públicos federais, estaduais e municipais.

Na conversa com o secretário de Segurança Pública, Caravina se comprometeu em intermediar entendimentos com prefeitos em torno do processo de municipalização do trânsito em 25 cidades que ainda precisam se integrar ao sistema.

O presidente da Assomasul considera importante que os municípios tenham condições técnicas e operacionais para assumir a gestão do trânsito, até para obter recursos financeiros visando à implantação da sinalização vertical, entre outros avanços relacionados ao setor.

Pela legislação, preenchidos os requisitos para integração ao Sistema Nacional de Trânsito, o município assume a responsabilidade pelo planejamento, projeto, operação e  fiscalização, tanto no perímetro urbano quanto nas estradas municipais.

A partir daí, a prefeitura passa a desempenhar tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação para o trânsito.

Núcleo de Perícia

Com o secretário, Caravina também discutiu sobre a regionalização do núcleo de perícia como forma de expandir a estrutura para os municípios do Estado, inclusive com a utilização de mais peritos e médicos legistas.

Segundo ele, a regionalização do setor seria de extrema importância para os municípios, sobretudo, contribuirá e muito para melhorar a estrutura funcional da Secretaria de Segurança Pública em Mato Grosso do Sul.






Comentários Comente a notícia


Leia maisMais notícias

FPM registra elevação em maio, mas indica previsão de queda de 40% nos meses seguintes

Os números indicam um decréscimo de 20% em junho com relação a maio, e em torno de 18% a 20% em julho

Jamilson Name o nome da renovação politica Sul-Mato-Grossense

Nascido em Sidrolândia/MS, Jamilson, sempre acompanhou os projetos sociais desempenhados por sua família nos bairros da Capital

SOLIDARIEDADE confirma candidatura de vereador na região de Corumbá e Pantanal

A decisão foi tomada em reunião da cúpula do SD, acontecida no gabinete do vereador Papy

Candidata propõe eleições gerais na Famasul

Em oposição ao atual presidente Mauricio Saito, Terezinha Candido quer mais participação do produtor

Caravina defende que pré-candidatos à Presidência assumam compromisso com os municípios

Presidente da Assomasul lidera caravana de 55 prefeitos de MS durante a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Temer promete esforço para votar com urgência a nova Lei das Licitações

Pedido foi feito pelo presidente da Assomasul, Pedro Caravina, como membro do Conselho Político da CNM (Confederação Nacional de Municípios)

SOLIDARIEDADE: Pré-candidato à Presidência cumpre agenda em Campo Grande

Ainda na segunda-feira, na parte da tarde, de acordo com a assessoria do pré-candidato, o restante da sua agenda será de encontros com sindicalistas, estudantes, setores do agronegócio

Marcos Derzi diz que quer aproximar Sudeco dos prefeitos de MS

Superintendente do órgão participou de evento na Assomasul, em Campo Grande, nesta quarta-feira (25)

Artista surpreende novos auditores durante capacitação no TCE-MS

Com espontaneidade, Ruberval fortaleceu a motivação, que é uma dos pontos relevantes do TCE-MS

Caravina discute municipalização do trânsito com secretário de Segurança Pública

Na conversa com o secretário de Segurança Pública, Caravina se comprometeu em intermediar entendimentos com prefeitos em torno do processo





contato@belavistams.com.br
© 2011 - João Carlos Velasquez - Todos os direitos reservados

Webmail | Desenvolvido por JPWeb