BelaVistaMS
Geral

06/01/2018 - 10h14

Geral

Esclarecimento sobre obrigatoriedade da apresentação de nota fiscal nas postagens de encomendas dos Correios

Ascom

A postagem de qualquer mercadoria sujeita a tributação deve ser acompanhada do respectivo documento fiscal afixado na parte externa da encomenda.

Desde o dia 2 de janeiro, a apresentação de nota fiscal nas postagens de encomendas passou a ser obrigatória. A medida visa atender às exigências dos órgãos de fiscalização tributária, que determinam que o transporte de qualquer mercadoria sujeita à tributação deve ocorrer com a nota fiscal.

Cabe esclarecer que essa não é uma exigência dos Correios, mas dos órgãos de fiscalização tributária. A empresa apenas está cumprindo a legislação, que também se aplica a todos os demais transportadores do país.

A postagem de qualquer mercadoria sujeita a tributação deve ser acompanhada do respectivo documento fiscal afixado na parte externa da encomenda. Para produtos que não estão sujeitos à tributação, o remetente - sob sua responsabilidade - poderá preencher uma declaração de conteúdo (disponível no site ou nas agências dos Correios), que também deverá ser fixada na parte externa.

É importante ressaltar que essa regra não é nova para as postagens de pessoas jurídicas com os Correios. As empresas de e-commerce já adotam essa prática. A mudança se aplica principalmente para as postagens feitas no varejo, diretamente nas agências.

Em dezembro de 2017, os Correios publicaram em seu portal aviso sobre a medida. Após essa publicação, alguns sites repercutiram o assunto, com o objetivo de informar principalmente quem compra e vende pela internet. Contudo, algumas notícias publicadas trouxeram informações equivocadas. Para esclarecer a todos, os Correios prepararam respostas para as principais dúvidas manifestadas sobre o assunto em seu Blog, disponível em http://blog.correios.com.br/correios/?p=46771.






Comentários Comente a notícia


Leia maisMais notícias

IFMS irá ofertar 120 vagas em cursos superiores no segundo semestre pelo Sisu

Cursos serão oferecidos em Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã. Calendário da seleção será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

IFMS abre 195 vagas em cursos técnicos de nível médio

Vagas são para Aquidauana, Coxim, Dourados, Jardim e Três Lagoas. Inscrições são gratuitas e começam no próximo dia 30.

Nova peça da Cia Aplausos vai ao passado e futuro para falar de igualdade de gênero

Em "Mulheres Sapiens Erectus" duas cientistas constroem uma máquina do tempo para descobrir quando a mulher foi respeitada na sociedade

Batista Com Vida acontece no próximo sábado

Evento beneficente oferece atividades culturais para a comunidade local

Costa Rica será sede da Seletiva para Mundial de Jiu-Jitsu em junho

Oito equipes participaram do Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu Esportivo realizado em Costa Rica

12 equipes já garantiram vagas na 3ª fase da Copa Assomasul

Carimbaram seus passaportes para a fase seguintes as equipes representantes de Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul e Itaquiraí

Após seis mostras projeto "Campo Grande na Tela" já levou filmes locais a mais de 3 mil alunos

Grande parte dos estudantes da rede municipal de ensino nunca haviam tido contato com o cinema campo-grandense

IFMS promove Semana do Meio Ambiente em junho

Evento será promovido pelos dez campi do IFMS entre os dias 4 e 9 de junho. Fomento institucional é de R$ 15 mil.

TVE Digital é o "melhor presente" destaca diretor presidente na homenagem da FERTEL

Emocionado, ao lado de sua esposa a bióloga e também Marcia Brambilla, o jornalista Bosco Martins destacou a atuação dos servidores no processo de digitalização





contato@belavistams.com.br
© 2011 - João Carlos Velasquez - Todos os direitos reservados

Webmail | Desenvolvido por JPWeb