BelaVistaMS
Política

01/11/2017 - 10h59

Política

Vereadores reclamam de demora no atendimento de costarriquenses que precisam de tratamento na capital

Ademilson Lopes

O assunto veio à tona e a indicação foi apresentada na sessão plenária realizada na noite de sexta-feira

Foi tema de discussão na Câmara de Vereadores de Costa Rica-MS o longo tempo de espera que muitos pacientes costarriquenses precisam aguardar até conseguir uma vaga para tratamento de córnea e retina, ou mesmo para se consultar com um médico reumatologista, em Campo Grande-MS. Inclusive, os 11 parlamentares municipais assinaram uma indicação, encaminhada para o governador do estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), e para o secretário de Estado de Saúde, Nelson Barbosa Tavares, onde os edis cobram providências urgentes.

O assunto veio à tona e a indicação foi apresentada na sessão plenária realizada na noite de sexta-feira (20/10). O vereador Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PSB), explicou que pelas regras atuais do Sistema Único de Saúde (SUS), os municípios não podem - ainda que as Prefeituras queiram - custear e nem oferecer tratamento de córnea, retina e nem mesmo de reumatologia. Com isso, cabe ao Governo Federal e ao estado atender os casos que envolvem esses tipos de problemas de saúde.

Em Costa Rica, os pacientes que precisam passar por um especialista em reumatologia ou mesmo necessitam de tratamento oftalmológico de córnea e retina são encaminhados para Campo Grande. Contudo, o vereador Juvenal da Farmácia explicou que o Governo do Estado não possibilita condições para atender a demanda de todas as 79 cidades de Mato Grosso do Sul, o que acaba criando longas listas de espera e faz com que os pacientes tenham que esperar por vários meses ou até mesmo anos para conseguir uma vaga.

Segundo ele, somente em Costa Rica, atualmente 17 pessoas estão na lista de espera aguardando uma cirurgia de retina e outras 55 esperam encaminhamento para um reumatologista. O parlamentar chegou a afirmar que ele conhece uma paciente costarriquense que está há mais de quatro anos aguardando a liberação de uma consulta médica com um reumatologista em Campo Grande.

“Nós temos na fila 17 pacientes que estão precisando urgentemente fazer uma cirurgia de retina e podem até perder a visão. A coisa não está andando! E na reumatologia nós temos às vezes um único médico que atende todo o estado (pelo SUS), dificultando o tratamento de quem sofre com artrite reumatoide, e a pessoa pode ter um lúpus, que é uma doença grave e só um reumatologista trata dessas enfermidades”, ressaltou Juvenal da Farmácia.

Ao discutir o tema, o vereador Waldomiro Bocalan, o Biri (PDT), lamentou a situação, principalmente ao falar sobre os pacientes que precisam ser submetidos a uma operação da retina. “Como é difícil para as pessoas que não têm recursos próprios para pagar por uma cirurgia de retina, que acabam correndo risco de perder até a visão. Fica aqui a minha indignação com os governos, tanto Estadual quanto Federal, que não dão prioridade a essas pessoas”, afirmou.

MAIS AÇÕES DOS VEREADORES...

Mudando de assunto, mas ainda falando de saúde, na sessão plenária da última sexta-feira, a Câmara de Vereadores homenageou todos os médicos de Costa Rica, por meio de uma moção de congratulações oferecida aos profissionais da medicina que atuam no município. Isso em função da comemoração do Dia do Médico, em 18 de outubro.

Já por meio da indicação n° 179/2017, a vereadora Rosângela Marçal Paes (PSB) pediu que o Governo Municipal construa uma arquibancada ao redor da pista de Mountain Bike, recentemente inaugurada e que fica próxima ao Centro de Eventos Ramez Tabet, Além disso, a parlamentar também sugeriu ao Executivo a arborização do entorno da pista.

E na indicação n° 178/2017, o vereador Antonio Divino Félix Rodrigues, o Tonin Félix (PSB), solicitou o recapeamento asfáltico de diversas ruas do bairro Eldorado. O pedido foi encaminhado para o Executivo Municipal.

“Solicitamos o recapeamento asfáltico das ruas Francisco Augusto Mesquita Filho, rua Américo Francisco dos Santos e Maria Rosa de Jesus, ambas entre as ruas Abadio Paes da Silva e rua Adonel Dias da Costa; da rua Adonel Dias Costa, rua Cinco, rua Padroeira do Brasil, rua Abadio Paes da Silva, ambas entre as ruas Maria Rosa de Jesus e rua Francisco Augusto Mesquita Filho”, pediu Tonin Félix.






Comentários Comente a notícia


Leia maisMais notícias

FPM registra elevação em maio, mas indica previsão de queda de 40% nos meses seguintes

Os números indicam um decréscimo de 20% em junho com relação a maio, e em torno de 18% a 20% em julho

Jamilson Name o nome da renovação politica Sul-Mato-Grossense

Nascido em Sidrolândia/MS, Jamilson, sempre acompanhou os projetos sociais desempenhados por sua família nos bairros da Capital

SOLIDARIEDADE confirma candidatura de vereador na região de Corumbá e Pantanal

A decisão foi tomada em reunião da cúpula do SD, acontecida no gabinete do vereador Papy

Candidata propõe eleições gerais na Famasul

Em oposição ao atual presidente Mauricio Saito, Terezinha Candido quer mais participação do produtor

Caravina defende que pré-candidatos à Presidência assumam compromisso com os municípios

Presidente da Assomasul lidera caravana de 55 prefeitos de MS durante a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Temer promete esforço para votar com urgência a nova Lei das Licitações

Pedido foi feito pelo presidente da Assomasul, Pedro Caravina, como membro do Conselho Político da CNM (Confederação Nacional de Municípios)

SOLIDARIEDADE: Pré-candidato à Presidência cumpre agenda em Campo Grande

Ainda na segunda-feira, na parte da tarde, de acordo com a assessoria do pré-candidato, o restante da sua agenda será de encontros com sindicalistas, estudantes, setores do agronegócio

Marcos Derzi diz que quer aproximar Sudeco dos prefeitos de MS

Superintendente do órgão participou de evento na Assomasul, em Campo Grande, nesta quarta-feira (25)

Artista surpreende novos auditores durante capacitação no TCE-MS

Com espontaneidade, Ruberval fortaleceu a motivação, que é uma dos pontos relevantes do TCE-MS

Caravina discute municipalização do trânsito com secretário de Segurança Pública

Na conversa com o secretário de Segurança Pública, Caravina se comprometeu em intermediar entendimentos com prefeitos em torno do processo





contato@belavistams.com.br
© 2011 - João Carlos Velasquez - Todos os direitos reservados

Webmail | Desenvolvido por JPWeb