BelaVistaMS
Política

01/11/2017 - 10h56

Política

TCE inaugura memorial histórico nos 40 anos de MS

Tania Sother

Desde a criação, em 24 de março de 1980, data da primeira sessão do Tribunal, os membros da Corte contribuíram para a construção da história

A história do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul está reunida agora em um Memorial na sede da Corte de Contas e em um acervo on-line no site da Instituição. A inauguração foi nesta quarta-feira, dia 25 de outubro, com a presença de todos os conselheiros, ex-presidentes do TCE-MS, José Anselmo dos Santos e Osmar Dutra, familiares e funcionários.

O presidente, conselheiro Waldir Neves, abriu a cerimônia de inauguração lembrando a importância de resgatar e preservar a história institucional do Tribunal de Contas do Estado. “Inaugurar esse Memorial é reconhecer a contribuição que todos os conselheiros e servidores deram para chegarmos até aqui hoje. Além de nos preocuparmos com o aprimoramento, com a evolução, modernização, não podemos esquecer por que estamos aqui, quando e onde começamos.”

Desde a criação, em 24 de março de 1980, data da primeira sessão do Tribunal, os membros da Corte contribuíram para a construção da história do TCE-MS.  Para o ex-presidente Osmar Dutra, que esteve a frente do Tribunal nos anos de 1999 e 2000, esse resgate é de extrema importância. “Hoje quem desejar conhecer uma parte dessa história, vai encontrar isso aqui no Tribunal,  desde a nossa fase quando teve o início da informatização até os avanços atuais, que conquistaram  reconhecimento nacional”.

O Memorial histórico físico e online objetiva resgatar a memória do TCE-MS homenageando os 40 anos do Estado. A iniciativa só foi possível pela contribuição e testemunhos de familiares daqueles que fizeram e fazem parte da história desse Tribunal de Contas. O Memorial on-line, acessado no site do TCE-MS (www.tce.ms.gov.br) vai disponibilizar um acervo fotográfico, a história da Instituição desde a sua instalação e a biografia de todos os conselheiros que fazem ou fizeram parte da Corte de Contas.

No Memorial fixo, instalado no prédio do TCE-MS, será mantida uma exposição permanente de utensílios, condecorações, beca e peças de valor histórico. A ideia partiu da coordenadora da biblioteca da Escola Superior de Controle Externo (Escoex) , Cecília Luna, que  afirmou que o Memorial  “ é um espaço de memória, um depositário cultural que preserva o registro biográfico dos conselheiros, fotos e objetos. É o passado ajudando-nos a entender o presente para que possamos planejar ações no futuro”.

Familiares de conselheiros já falecidos ficaram bastante emocionados. “É um momento de muita emoção para nós. Meu pai faleceu em fevereiro deste ano e ainda estamos muito abalados . E ver uma homenagem deste tamanho para ele nos deixa muito feliz”, afirmou Mônica Regis Wanderley, filha do conselheiro e, também ex-presidente, Augusto Maurício da Cunha Menezes Wanderley. O desembargador aposentado Abdala Jallad, viúvo de Celina Martins Jallad, primeira mulher a assumir o cargo de conselheira do TCE-MS, destacou o trabalho dela na Corte de Contas. “Foi uma breve passagem por aqui mas que, com certeza, deixou muitas marcas. Ela era uma pessoa de um enorme carisma e uma razão de muito orgulho para nós familiares”.

A diretora da Escola Superior de Controle Externo do TCE-MS (Escoex), conselheira Marisa Serrano, ressaltou que o importante é que todos saibam que essa história foi construída por muitas mãos. “Muita gente deu uma vida de trabalho, conhecimentos para que chegássemos até aqui. Hoje vendo a família dos ex-conselheiros que estão aqui, a gente sente como isso é importante. Isso é uma aula de cidadania que o TCE está dando. É uma forma de garantir ao Mato Grosso do Sul, nos seus 40 anos, que nós também estamos nessa história.”

Galeria Galeria de Imagens






Comentários Comente a notícia


Leia maisMais notícias

FPM registra elevação em maio, mas indica previsão de queda de 40% nos meses seguintes

Os números indicam um decréscimo de 20% em junho com relação a maio, e em torno de 18% a 20% em julho

Jamilson Name o nome da renovação politica Sul-Mato-Grossense

Nascido em Sidrolândia/MS, Jamilson, sempre acompanhou os projetos sociais desempenhados por sua família nos bairros da Capital

SOLIDARIEDADE confirma candidatura de vereador na região de Corumbá e Pantanal

A decisão foi tomada em reunião da cúpula do SD, acontecida no gabinete do vereador Papy

Candidata propõe eleições gerais na Famasul

Em oposição ao atual presidente Mauricio Saito, Terezinha Candido quer mais participação do produtor

Caravina defende que pré-candidatos à Presidência assumam compromisso com os municípios

Presidente da Assomasul lidera caravana de 55 prefeitos de MS durante a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Temer promete esforço para votar com urgência a nova Lei das Licitações

Pedido foi feito pelo presidente da Assomasul, Pedro Caravina, como membro do Conselho Político da CNM (Confederação Nacional de Municípios)

SOLIDARIEDADE: Pré-candidato à Presidência cumpre agenda em Campo Grande

Ainda na segunda-feira, na parte da tarde, de acordo com a assessoria do pré-candidato, o restante da sua agenda será de encontros com sindicalistas, estudantes, setores do agronegócio

Marcos Derzi diz que quer aproximar Sudeco dos prefeitos de MS

Superintendente do órgão participou de evento na Assomasul, em Campo Grande, nesta quarta-feira (25)

Artista surpreende novos auditores durante capacitação no TCE-MS

Com espontaneidade, Ruberval fortaleceu a motivação, que é uma dos pontos relevantes do TCE-MS

Caravina discute municipalização do trânsito com secretário de Segurança Pública

Na conversa com o secretário de Segurança Pública, Caravina se comprometeu em intermediar entendimentos com prefeitos em torno do processo





contato@belavistams.com.br
© 2011 - João Carlos Velasquez - Todos os direitos reservados

Webmail | Desenvolvido por JPWeb