BelaVistaMS
Geral

05/06/2017 - 20h55

Geral

TCE-MS realiza audiências públicas em Itaporã e Juti

Assessoria de Imprensa

Durante a audiência no período da manhã, que teve a presença de todos os vereadores de Itaporã, a conselheira Marisa Serrano, explicou

A educação foi o assunto que levou a diretora da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), conselheira Marisa Serrano aos municípios de Itaporã e Juti nesta segunda-feira, dia 5 de junho. Ela participou de audiências públicas onde apresentou, aos prefeitos , vereadores, educadores e à população , o resultado de auditorias concomitantes realizadas nos municípios.

As auditorias foram realizadas tendo como base um estudo, feito pelo Núcleo de Pesquisa da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), que reuniu indicadores da educação básica, de maneira estruturada, obtidos em fontes oficiais. São dados sobre matrículas e escolas, infraestrutura e monitoramento das metas 1, 2, 7, 9, 15 e 18 do Plano Nacional de Educação (PNE). A Radiografia da educação foi realizada para auxiliar os auditores do TCE-MS na escolha das escolas a serem inspecionadas nas auditorias concomitantes, que vêm sendo realizadas nos municípios de Mato Grosso do Sul.

Durante a audiência no período da manhã, que teve a presença de todos os vereadores de Itaporã, a conselheira Marisa Serrano, explicou que a auditoria concomitante para analisar os problemas existentes no Município, visa oferecer à administração a possiblidade de fazer um acordo com o TCE-MS e resolver as questões na medida em que vão surgindo. “O que nós queremos é que a Câmara de Vereadores, os secretários municipais e a sociedade conheçam as questões da educação e possam ajudar a superar os problemas existentes. A função do Tribunal de Contas é pedagógica; queremos ajudar a sociedade e o poder público a achar um caminho para resolver os problemas”.

O prefeito de Itaporã, Marcos Pacca, afirmou que “em 22 anos de vida pública, nunca tinha recebido o Tribunal de Contas no município. É uma iniciativa inédita que merece o nosso apoio”. Também presente a audiência em Itaporã, o defensor público Marcelo Fernandes, destacou a importância da ação do TCE-MS. “Esse é um instrumento que pode, de fato, ajudar a moralizar o setor público no Brasil. Ações como essa despertam na sociedade o interesse de acompanhar de perto tudo que acontece no seu município”.

A audiência realizada em Itaporã foi a segunda feita pelo TCE-MS sobre um relatório de auditoria. No período da tarde, a conselheira Marisa Serrano esteve em Juti. As próximas devem ser realizadas em Nova Alvorada e Rio Brilhante, assim que forem finalizadas as auditorias concomitantes.


Galeria Galeria de Imagens






Comentários Comente a notícia


Leia maisMais notícias

IFMS recebe inscrição para professor substituto em Campo Grande e Jardim

Para participar, o candidato não pode, entre outras coisas, ser docente vinculado à Lei nº 7.596/87

Santa Casa realiza cirurgia menos invasiva em tratamento de aneurisma cerebral

De acordo com o médico responsável pelo procedimento, Dr. Felipe Guardini, apenas 15% das pessoas que tem um aneurisma roto consegue retornar às atividades normais

Comunicação Alternativa facilita contato com pacientes

A enfermeira da equipe multiprofissional de terapia nutricional, Carla Dalponte, afirma que a placa veio para facilitar e melhorar o atendimento

Jovem campo-grandense lança livro de poesia nesta quinta-feira (24)

Com poemas que falam sobre sentimentos, obra é incentivo para quem também deseja se aventurar na literatura

Sidrolândia, Juti e Sete Quedas avançam na Copa Assomasul

Com esse resultado, o time de Iguatemi deu adeus à competição, pois já tinha perdido uma partida.

IFMS prorroga inscrições em Feiras de Ciência para setembro

Cada trabalho deve ter um orientador e, no máximo, três estudantes

Solenidade comemora 100 anos de Santa Casa com homenagens

A história das Santas Casas de Misericórdia vem de um ideal de voluntariado nascido por volta do ano de 1481

Estudante do IFMS é selecionado para o Parlamento Jovem Brasileiro

No total, 78 alunos foram selecionados para a jornada.

Leilão da SEFAZ/MS movimenta a semana com produtos em embalagens originais

Exclusivamente online, pregão tem lotes de roupas, de informática e até imagens de santos





contato@belavistams.com.br
© 2011 - João Carlos Velasquez - Todos os direitos reservados

Webmail | Desenvolvido por JPWeb