BelaVistaMS
Geral

05/06/2017 - 20h55

Geral

TCE-MS realiza audiências públicas em Itaporã e Juti

Assessoria de Imprensa

Durante a audiência no período da manhã, que teve a presença de todos os vereadores de Itaporã, a conselheira Marisa Serrano, explicou

A educação foi o assunto que levou a diretora da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), conselheira Marisa Serrano aos municípios de Itaporã e Juti nesta segunda-feira, dia 5 de junho. Ela participou de audiências públicas onde apresentou, aos prefeitos , vereadores, educadores e à população , o resultado de auditorias concomitantes realizadas nos municípios.

As auditorias foram realizadas tendo como base um estudo, feito pelo Núcleo de Pesquisa da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), que reuniu indicadores da educação básica, de maneira estruturada, obtidos em fontes oficiais. São dados sobre matrículas e escolas, infraestrutura e monitoramento das metas 1, 2, 7, 9, 15 e 18 do Plano Nacional de Educação (PNE). A Radiografia da educação foi realizada para auxiliar os auditores do TCE-MS na escolha das escolas a serem inspecionadas nas auditorias concomitantes, que vêm sendo realizadas nos municípios de Mato Grosso do Sul.

Durante a audiência no período da manhã, que teve a presença de todos os vereadores de Itaporã, a conselheira Marisa Serrano, explicou que a auditoria concomitante para analisar os problemas existentes no Município, visa oferecer à administração a possiblidade de fazer um acordo com o TCE-MS e resolver as questões na medida em que vão surgindo. “O que nós queremos é que a Câmara de Vereadores, os secretários municipais e a sociedade conheçam as questões da educação e possam ajudar a superar os problemas existentes. A função do Tribunal de Contas é pedagógica; queremos ajudar a sociedade e o poder público a achar um caminho para resolver os problemas”.

O prefeito de Itaporã, Marcos Pacca, afirmou que “em 22 anos de vida pública, nunca tinha recebido o Tribunal de Contas no município. É uma iniciativa inédita que merece o nosso apoio”. Também presente a audiência em Itaporã, o defensor público Marcelo Fernandes, destacou a importância da ação do TCE-MS. “Esse é um instrumento que pode, de fato, ajudar a moralizar o setor público no Brasil. Ações como essa despertam na sociedade o interesse de acompanhar de perto tudo que acontece no seu município”.

A audiência realizada em Itaporã foi a segunda feita pelo TCE-MS sobre um relatório de auditoria. No período da tarde, a conselheira Marisa Serrano esteve em Juti. As próximas devem ser realizadas em Nova Alvorada e Rio Brilhante, assim que forem finalizadas as auditorias concomitantes.


Galeria Galeria de Imagens






Comentários Comente a notícia


Leia maisMais notícias

Correios realiza novo mutirão de entrega neste fim de semana

Em todo o país, a rede de atendimento está aberta e todos os serviços

Greve dos Correios: Federação recorre de liminar de juiz do TST e greve continua

Assessoria jurídica contesta decisão do TST sobre abusividade da greve

TST considera greve nos Correios abusiva

Diante da decisão, os empregados que aderiram à paralisação devem retornar

Copa Assomasul volta a Itaquiraí no sábado para encerrar terceira fase da competição

A décima vaga será disputada por meio de repescagem entre as quartas colocadas de cada etapa dessa terceira fase.

Agricultura Digital será tema de painel na ESALQSHOW

Abordando temas como Instrumentação, Conectividade, Monitoramento e Mercado

Greve nos Correios inicia com paralisação em 25 municípios de MS

Num balanço parcial na manhã desta quarta, 20/09, o sindicato já contabilizava a adesão à greve em 25 municípios de Mato Grosso do Sul

"A Vida de Maria de Nazaré", espetáculo solo de Lurimar Vianna baseado na obra de Sholem Asch, está em cartaz no Teatro Ruth Escobar

A peça conversa com católicos, espíritas, evangélicos, judeus, cristãos e, inclusive, ateus

Trabalhadores dos Correios de MS aderem à paralisação nacional da categoria

E queremos sim reposição salarial. Por isso a opção da greve é o que nos resta

Responsabilidade fiscal é tema de palestra no TCE-MS

O conceito de contas de governo também é um dos temas de reflexão do livro

Oficinas gratuitas orientam empreendedores de Corumbá

No dia 02, segunda-feira, o ciclo de treinamento inicia com a oficina SEI Controlar Meu Dinheiro





contato@belavistams.com.br
© 2011 - João Carlos Velasquez - Todos os direitos reservados

Webmail | Desenvolvido por JPWeb