BelaVistaMS
Geral

05/06/2017 - 20h55

Geral

TCE-MS realiza audiências públicas em Itaporã e Juti

Assessoria de Imprensa

Durante a audiência no período da manhã, que teve a presença de todos os vereadores de Itaporã, a conselheira Marisa Serrano, explicou

A educação foi o assunto que levou a diretora da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), conselheira Marisa Serrano aos municípios de Itaporã e Juti nesta segunda-feira, dia 5 de junho. Ela participou de audiências públicas onde apresentou, aos prefeitos , vereadores, educadores e à população , o resultado de auditorias concomitantes realizadas nos municípios.

As auditorias foram realizadas tendo como base um estudo, feito pelo Núcleo de Pesquisa da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), que reuniu indicadores da educação básica, de maneira estruturada, obtidos em fontes oficiais. São dados sobre matrículas e escolas, infraestrutura e monitoramento das metas 1, 2, 7, 9, 15 e 18 do Plano Nacional de Educação (PNE). A Radiografia da educação foi realizada para auxiliar os auditores do TCE-MS na escolha das escolas a serem inspecionadas nas auditorias concomitantes, que vêm sendo realizadas nos municípios de Mato Grosso do Sul.

Durante a audiência no período da manhã, que teve a presença de todos os vereadores de Itaporã, a conselheira Marisa Serrano, explicou que a auditoria concomitante para analisar os problemas existentes no Município, visa oferecer à administração a possiblidade de fazer um acordo com o TCE-MS e resolver as questões na medida em que vão surgindo. “O que nós queremos é que a Câmara de Vereadores, os secretários municipais e a sociedade conheçam as questões da educação e possam ajudar a superar os problemas existentes. A função do Tribunal de Contas é pedagógica; queremos ajudar a sociedade e o poder público a achar um caminho para resolver os problemas”.

O prefeito de Itaporã, Marcos Pacca, afirmou que “em 22 anos de vida pública, nunca tinha recebido o Tribunal de Contas no município. É uma iniciativa inédita que merece o nosso apoio”. Também presente a audiência em Itaporã, o defensor público Marcelo Fernandes, destacou a importância da ação do TCE-MS. “Esse é um instrumento que pode, de fato, ajudar a moralizar o setor público no Brasil. Ações como essa despertam na sociedade o interesse de acompanhar de perto tudo que acontece no seu município”.

A audiência realizada em Itaporã foi a segunda feita pelo TCE-MS sobre um relatório de auditoria. No período da tarde, a conselheira Marisa Serrano esteve em Juti. As próximas devem ser realizadas em Nova Alvorada e Rio Brilhante, assim que forem finalizadas as auditorias concomitantes.


Galeria Galeria de Imagens






Comentários Comente a notícia


Leia maisMais notícias

Policiais Civis arrecadam agasalhos para doação

São bem-vindos cobertores, agasalhos infantis e adultos

Beef Week MS será de 14 a 30 de julho e terá a participação de quatro cidades

Restaurantes de Campo Grande, Bonito, Dourados e Três Lagoas terão pratos especiais com carne bovina

Jornalistas elegerão nova diretoria do Sinjorgran nesta quinta-feira

De acordo com o Estatuto da entidade, os filiados com direito a votar são os que estão inscritos no quadro social do Sindicato

Correios lança solução para entrega de encomendas em condomínios residenciais sem portaria

Ao chegar em casa, o morador se identifica utilizando também uma chave eletrônica

Santa Casa passa a ser sede da Organização de Procura de Órgãos no Estado

A Santa Casa é referência em neurologia e pacientes vítimas de politraumatismos

Massey Ferguson premia matérias sobre agronegócio

Com prêmios de até R$15 mil, concurso chega à 16ª edição

Em seu 12º dia de acampamento, policiais civis recebem apoio da sociedade.

Neste período, o atendimento ao cidadão não está sendo prejudicado

Com 18 times classificados, 7ª etapa da Copa Assomasul será em Taquarussu dia 24

O evento esportivo está sendo patrocinado este ano pelo governo do Estado, por meio da Fundesporte

IFMS abre inscrições para cursos técnicos em Coxim, Jardim e Naviraí

Os cursos terão atividades no período noturno, com início previsto para 31 de julho





contato@belavistams.com.br
© 2011 - João Carlos Velasquez - Todos os direitos reservados

Webmail | Desenvolvido por JPWeb