BelaVistaMS
Guia Lopes da Laguna

11/05/2017 - 10h49 - Atualizado em 11/05/2017 às 16h21

Guia Lopes da Laguna


140 DIAS DE ADMINISTRAÇÃO

Aberta a Feira para comercialização da Agricultura Familiar

João Carlos Velasquez

O canal de comercialização direta entre agricultores e consumidores, a feira é uma das formas mais antigas de mercado livre de produtos agrícolas

Foi aberta a Feira permanente para a comercialização dos produtos a Agricultura familiar e dos Micros empreendedores de Guia Lopes da Laguna. A Feira foi aberta no último final de semana, 29 de abril, e estará aberta a partir todos os sábados no período entre as 17hs às 22hs e, será o mais novo ponto de encontro da comunidade lagunense.

O evento contou com a participação do prefeito Jair Scapini, acompanhado da primeira dama Cladis Kronbrauer Scapini; do direto da Agraer, Enelvo Filini; do representante do Governador Reinalo Azambuja, o Assessor Especial Nelson Cintra; secretário de Administração do município, Silvano Henrique; de Educação Fátima de Deus; de Assistência Social, Colipeu Moreno; Assessor de Imprensa Eder Matos; presidente da Câmara Municipal de Guia Lopes, Ademir Biu; dos vereadores Gilberto e Rodrigo de Arruda e Gislayne Pilenghy Abrão.

Em Guia Lopes da Laguna, região sudoeste do estado e MS, praticamente não existia essa atividade. No dia 29 de abril, o prefeito Jair Scapini, dando continuidade ao trabalho de valorização da família lagunense e trabalhadores na Agricultura familiar, Inaugurou a Feira Livre, onde pessoas da agricultura familiar estão participando das vendas e produtos hortifrutigranjeiros. ainda participam da feira, vendedores de salgados, artesãos e banca de Brechó.

O canal de comercialização direta entre agricultores e consumidores, a feira é uma das formas mais antigas de mercado livre de produtos agrícolas. Além de garantir um retorno econômico às famílias que vivem no campo, as feiras proporcionam um espaço agradável para os consumidores dos centros urbanos, que buscam cada vez mais qualidade de vida por meio de uma alimentação saudável.

No local encontra produtos da agricultura familiar, como mandioca, farinha, doces, pimentas, linguiça e charque caseiro, peixe, verduras e dos micros empresários eram vendidos salgados, espetinhos, roupas usadas, com qualidade; artesanatos, entre outros produtos.

“A feira livre é um dos melhores canais de comercialização da agricultura familiar, pois funciona como termômetro de qualidade dos produtos. O consumidor pode se comunicar diretamente com o produtor e dar um retorno sobre como estão os alimentos à venda”, afirma o prefeito Jair Scapini.

O aspecto da diversificação das culturas e da segurança alimentar e nutricional também foi lembrado por Silvano Henrique, secretário de administração quando se trata dos benefícios da feira livre. “A feira incentiva que os agricultores diversifiquem as culturas em suas propriedades e produzam alimentos saudáveis. Também garante a segurança alimentar e nutricional tanto de quem consome quanto de quem produz”.

Retorno econômico é garantido a agricultores e Microempresários

A opção por comercializar seus produtos em feiras livres garante ao agricultor rentabilidade e movimenta a economia de muitas famílias que vivem no campo. O fato de lidar diretamente com o consumidor, sem o atravessador, melhora o valor recebido pelos produtos. Esse canal de comercialização ainda proporciona a inserção de pequenos produtores no mercado, pois não são necessárias grandes quantidades de produtos agrícolas para um dia de feira.

A feira também pode ser uma porta de entrada para outras atividades de rentabilidade econômica para os agricultores. A partir dos alimentos expostos, os consumidores ficam curiosos para saber como é a unidade de produção familiar de origem dos produtos. Ela tem como objetivo promover, divulgar e abrir novos mercados para os produtos da agricultura familiar nas diversas regiões do estado.

Ampliar as redes de distribuição dos produtos da agricultura familiar; promover a troca de experiências entre agricultores familiares sobre a comercialização, mercado e tecnologias adequadas à sua realidade; criar oportunidades de contato dos agricultores familiares com as famílias; dar visibilidade à agricultura familiar, enquanto modo de vida, no contexto de relações sociais solidárias.


Comentários Comente a notícia


Leia maisMais notícias

Prefeitura de Guia Lopes da Laguna, paralisa o transporte

A paralisação de transportes escolares e outros setores, em razão da falta de combustíveis e consequentemente o desabastecimento de mercadorias e produtos essenciais para o bom andamento da administração pública.

Greve dos Caminhoneiros em Guia Lopes da Laguna

No local a PRF está presente e acompanhando o movimento pacifico dos caminhoneiros, assim garantindo a segurança de todos.

Guia Lopes realiza campanha ao Combate ao abuso

A campanha é sobre o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, dia 18 de maio, e está sendo realizada nas escolas do município com palestras, vídeos, e dinâmicas de grupo e estará ocorrendo toda esta semana.

Conviver de Guia Lopes comemora dia das Mães

As festividades a cada comemoração passam a ficado melhor. E isso nós atribuímos aos integrantes do projeto que não tem medido esforços para participar, a nossa equipe de apoio que tem dado o seu melhor

Jair Scapini participa do desfile cívico em Jardim

Guia Lopes da Laguna esteve presente, através do prefeito e da Banda Marcial da Escola Estadual Alziro Lopes, que abrilhantou o desfile.

Jair Scapini dá continuidade na prestação de contas do início de seu mandato

"Nosso pensamento está voltado ao progresso e desenvolvimento da sociedade como um todo e as ações irão de encontro com os anseios de nossa comunidade é para isso que fomos eleitos", frisou o prefeito Jair Scapini

"Algo temos feito, muito mais ainda há de se fazer, portanto é necessário prestar contas a nossa população pois, a elas devemos satisfação de nosso trabalho, do que está sendo feito, o que deveremos fazer ao longo dos quatro anos de nosso mandato"

Jair Scapini presta contas de seu mandato

Estaremos, a partir desta edição, publicando a prestação de contas do prefeito Jair Scapini, dos 140 dias de administração.

PRESTAÇÕES DE CONTAS

Carreta da Justiça atendeu moradores em Guia Lopes da Laguna

O prefeito Jair Scapini, ainda prestando contas a população, fala do atendimento da Carreta da Justiça em Guia Lopes da Laguna

140 DIAS DE ADMINISTRAÇÃO

Aberta a Feira para comercialização da Agricultura Familiar

O canal de comercialização direta entre agricultores e consumidores, a feira é uma das formas mais antigas de mercado livre de produtos agrícolas

Copa do Interior 2017 será neste final de semana em Jardim

Os jogadores que estarão participando realizaram um último treino na tarde desta sexta-feira sob o comando do técnico de futsal Zé Obregon.





contato@belavistams.com.br
© 2011 - João Carlos Velasquez - Todos os direitos reservados

Webmail | Desenvolvido por JPWeb