BelaVistaMS
Política

20/04/2017 - 19h39

Política

TCE-MS auxilia gestores na elaboração do PPA

Tania Sother

O vice-presidente também destacou a atuação pedagógica da atual gestão compartilhada adotada pelo presidente Waldir Neves

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul reuniu na tarde desta quinta-feira, dia 20 de abril, no Plenário Conselheira Celina Martins Jallad, em Campo Grande, prefeitos municipais, secretários de planejamento e administração e técnicos dos municípios para o encontro “A Importância Estratégica do PPA – Plano Plurianual”. Essa é mais uma ação preventiva desenvolvida pelo TCE, por meio da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), junto aos municípios, que devem entregar o Plano Plurianual  (PPA) ao Legislativo estadual até o dia 31 de agosto. A intenção do Tribunal com a organização desse encontro com os gestores municipais é incentivar as boas práticas na administração municipal através do apoio para a correta elaboração dos PPAs.

O vice-presidente do TCE-MS, conselheiro Ronaldo Chadid, deu as boas vindas aos presentes  ressaltando o objetivo do encontro de conscientizar os prefeitos , secretários e técnicos sobre a importância do PPA para uma boa gestão pública. Na palestra “Democracia, controle e o dever de prestar contas”, Ronaldo Chadid  explicou que o documento deve contemplar as metas, objetivos e diretrizes para os próximos 4 anos. “Essa é uma oportunidade ímpar de fazer com que todas as promessas do período eleitoral sejam efetivamente materializadas”.

O vice-presidente também destacou a atuação pedagógica da atual gestão compartilhada adotada pelo presidente Waldir Neves. “O TCE, rotineiramente, tem trabalhado no sentido de capacitar os gestores para que essa missão seja desempenhada dentro dos contornos de legalidade. Esperamos com essa atitude conscientizar e fazer com que cada gestor elabore o PPA cercado de técnicos e ouvindo a sociedade, que é a principal destinatária desse planejamento.”

O Plano Plurianual estabelece os projetos e os programas de longa duração do Executivo, definindo objetivos e metas da ação pública para um período de quatro anos. A elaboração incorreta ou o descumprimento destes Planos traz graves prejuízos ao órgão público e, por isso, é necessário o rígido controle e gestão das fontes de recursos provenientes da arrecadação própria, das transferências constitucionais, das transferências voluntárias, dos convênios e dos contratos de repasse.

O diretor  de gestão e modernização do TCE-MS, Douglas Avedikian,  abordou  “A importância do Planejamento Estratégico”,  destacando caminhos para o enfrentamento da crise através da quebra de paradigmas, inovação, simplicidade e, principalmente, planejamento.  Também foram levados para ampliar o entendimento dos prefeitos e secretários os temas “Gestão baseada no PPA”, com a doutora Thaís Xavier F. da Costa, e “O TCE na fiscalização do orçamento público”, com o doutor Glaucio Hahsimoto.

Com essa iniciativa do TCE-MS, os gestores passam a ter mais conhecimento para planejar os gastos públicos para a obtenção de melhores resultados.  Para o prefeito de Taquarussu, Roberto Tavares, essa iniciativa do TCE veio em um momento bastante oportuno. “O município que não se organizar e planejar, jamais vai conseguir alcançar seus objetivos. Só tenho que parabenizar o Tribunal por essa iniciativa. A partir dessa orientação alcançaremos o sucesso e o melhor atendimento para nossa população”.


Galeria Galeria de Imagens






Comentários Comente a notícia


Leia maisMais notícias

Jurisdicionados participam de capacitação sobre fiscalização de compras governamentais

O curso teve a participação de mais de cem pessoas e foi dividido em tópicos, passando pelo princípio da ordem econômica, o tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas

VALE UNIVERSIDADE

Governo do Estado divulga período de inscrição para o Programa Vale Universidade

Entre os requisitos para inscrição no Vale Universidade, estão, por exemplo, renda individual igual ou inferior a R$ 1.448,00

Crise política trava pauta do Congresso Nacional e preocupa Assomasul

Na próxima quarta-feira (24) está prevista a votação do veto ao projeto do ISS

Dagoberto acredita em renúncia, Ciro diz que Temer não tem essa dignidade

Com relação à crise institucional pela qual o país passa, Ciro Gomes defendeu a saída constitucional para a representatividade política da Presidência e destacou que é preciso agir com responsabilidade

TRANSPARÊNCIA

Nelson Cintra prova que nota fiscal é verdadeira; a própria JBS emitiu nota de entrada de gado em frigorífico

"É um absurdo a declaração de dono da JBS de que a nota que emiti sobre venda de gado para abate seria 'fria', se o próprio frigorífico emitiu a Nota de Entrada comprovando o recebimento de gado para abate", afirmou Nelson Cintra sobre a citação de seu nome em delação.

Jardim e Coronel Sapucaia pedem R$ 7,3 mi para recuperar pontes e estradas

As demandas pelos recursos foram encaminhadas na quinta-feira (18), em Brasília, pelo senador Waldemir Moka (PMDB) ao secretário nacional da Defesa Civil, Renato Newton Ramlow

Assomasul prepara seminário em parceria com governos federal e estadual

Para o presidente da Assomasul, esse tipo de evento é muito importante para que os prefeitos possam encaminhar as demandas de seus municípios

Bodoquena comemora 37 anos de Emancipação

As comemorações contaram com uma vasta programação, incluindo desfile cívico, apresentações culturais e show.

Apesar de leve recuperação, FPM prevê queda nos próximos quatro meses

Em junho, por exemplo, a retração prevista é de 12 pontos percentuais, enquanto julho a queda será mais acentuada %u2013 20% --, segundo o Tesouro Nacional.

Em discurso na Câmara, Caravina pede apoio na votação de matérias de interesse dos municípios

Atualmente, o valor arrecadado é destinado aos municípios onde as empresas que prestam o serviço do cartão de crédito e afins estão instaladas.





contato@belavistams.com.br
© 2011 - João Carlos Velasquez - Todos os direitos reservados

Webmail | Desenvolvido por JPWeb