BelaVistaMS
Política

20/04/2017 - 19h39

Política

TCE-MS auxilia gestores na elaboração do PPA

Tania Sother

O vice-presidente também destacou a atuação pedagógica da atual gestão compartilhada adotada pelo presidente Waldir Neves

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul reuniu na tarde desta quinta-feira, dia 20 de abril, no Plenário Conselheira Celina Martins Jallad, em Campo Grande, prefeitos municipais, secretários de planejamento e administração e técnicos dos municípios para o encontro “A Importância Estratégica do PPA – Plano Plurianual”. Essa é mais uma ação preventiva desenvolvida pelo TCE, por meio da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), junto aos municípios, que devem entregar o Plano Plurianual  (PPA) ao Legislativo estadual até o dia 31 de agosto. A intenção do Tribunal com a organização desse encontro com os gestores municipais é incentivar as boas práticas na administração municipal através do apoio para a correta elaboração dos PPAs.

O vice-presidente do TCE-MS, conselheiro Ronaldo Chadid, deu as boas vindas aos presentes  ressaltando o objetivo do encontro de conscientizar os prefeitos , secretários e técnicos sobre a importância do PPA para uma boa gestão pública. Na palestra “Democracia, controle e o dever de prestar contas”, Ronaldo Chadid  explicou que o documento deve contemplar as metas, objetivos e diretrizes para os próximos 4 anos. “Essa é uma oportunidade ímpar de fazer com que todas as promessas do período eleitoral sejam efetivamente materializadas”.

O vice-presidente também destacou a atuação pedagógica da atual gestão compartilhada adotada pelo presidente Waldir Neves. “O TCE, rotineiramente, tem trabalhado no sentido de capacitar os gestores para que essa missão seja desempenhada dentro dos contornos de legalidade. Esperamos com essa atitude conscientizar e fazer com que cada gestor elabore o PPA cercado de técnicos e ouvindo a sociedade, que é a principal destinatária desse planejamento.”

O Plano Plurianual estabelece os projetos e os programas de longa duração do Executivo, definindo objetivos e metas da ação pública para um período de quatro anos. A elaboração incorreta ou o descumprimento destes Planos traz graves prejuízos ao órgão público e, por isso, é necessário o rígido controle e gestão das fontes de recursos provenientes da arrecadação própria, das transferências constitucionais, das transferências voluntárias, dos convênios e dos contratos de repasse.

O diretor  de gestão e modernização do TCE-MS, Douglas Avedikian,  abordou  “A importância do Planejamento Estratégico”,  destacando caminhos para o enfrentamento da crise através da quebra de paradigmas, inovação, simplicidade e, principalmente, planejamento.  Também foram levados para ampliar o entendimento dos prefeitos e secretários os temas “Gestão baseada no PPA”, com a doutora Thaís Xavier F. da Costa, e “O TCE na fiscalização do orçamento público”, com o doutor Glaucio Hahsimoto.

Com essa iniciativa do TCE-MS, os gestores passam a ter mais conhecimento para planejar os gastos públicos para a obtenção de melhores resultados.  Para o prefeito de Taquarussu, Roberto Tavares, essa iniciativa do TCE veio em um momento bastante oportuno. “O município que não se organizar e planejar, jamais vai conseguir alcançar seus objetivos. Só tenho que parabenizar o Tribunal por essa iniciativa. A partir dessa orientação alcançaremos o sucesso e o melhor atendimento para nossa população”.


Galeria Galeria de Imagens






Comentários Comente a notícia


Leia maisMais notícias

Juiz Odilon de Oliveira deve ministrar palestra em Costa Rica, após receber convite do presidente da Câmara

A Semana Municipal de Combate às Drogas é um evento promovido pelo Conselho Municipal

CPI solicita versão do Governador sobre denúncias da JBS e conclui relatório em 30 dias

Citado na delação dos donos da JBS, o deputado Zé Teixeira negou aos membros da CPI ter recebido propina

Serviço social não pode ser excluído do INSS

Milhões de brasileiros são atendidos por esses profissionais que entendem a realidade do nosso país

Vereador Francisco tem planos para revitalizar o PSB

Além da firme disposição de trabalhar pela eleição do nome a ser oficializado como candidato a governador

CPIs que investigam JBS em MS e no Congresso vão assinar termo de cooperação

A reunião aconteceu na sala de reuniões da Presidência, na Assembleia Legislativa.

Nova denúncia contra Temer e áreas de livre comércio na fronteira são os destaques

Organização criminosa e obstrução da Justiça são crimes graves e suficientes para afastar Temer da Presidência

Vereador Francisco se diz confiante no futuro do país

Filiado há 10 anos, o líder da bancada do PSB na Câmara Municipal se considera um soldado

Sefaz aponta que 41 municípios terão índice menor do ICMS em 2018

Resolução da Secretaria de Fazenda sobre índice definitivo do imposto foi publicada no DOE nesta segunda-feira (18). Bela Vista, Antonio João, Guia Lopes e Porto Murtinho terão aumento no ICMS.

TCE-MS capacita gestores públicos sobre recursos humanos

O objetivo é capacitar agentes públicos sobre as regras constitucionais que regem a gestão de recursos humanos na Administração Municipal

Assomasul destaca importância de encontro da Undime em Campo Grande

De acordo com a direção da Undime, o objetivo é proporcionar ao dirigente municipal de educação





contato@belavistams.com.br
© 2011 - João Carlos Velasquez - Todos os direitos reservados

Webmail | Desenvolvido por JPWeb