BelaVistaMS
Política

20/04/2017 - 15h37

Política

Prefeitos defendem reajuste dos valores dos programas federais

Willams Araújo CAMPO GRANDE

Caravina atesta que é imprescindível o reajuste das verbas destinadas aos programas subfinanciados pela União

Entre os pontos da pauta municipalista que serão defendidos durante a XX Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, organizado pela CNM (Confederação Nacional de Municípios), os prefeitos vão mobilizar a representatividade de seus estados no Congresso Nacional visando o reajuste dos valores para bancar os programais federais.

Particularmente, o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e prefeito de Bataguassu, Pedro Caravina, destaca que o reajuste dos valores é fundamental para manter os programas sociais em funcionamento.

Caravina atesta que é imprescindível o reajuste das verbas destinadas aos programas subfinanciados pela União, uma vez que, segundo ele, o governo só repassa às prefeituras de 30% a 40% dos valores necessários para mantê-los em funcionamento.

O dirigente observa que essa reivindicação é antiga, até porque os municípios são obrigados a cobrirem as despesas, vindo a viabilizar outros investimentos prioritários já inseridos no orçamento das prefeituras.

Estudos da CNM revelam que alguns programas e ações de saúde estabelecidos pelo governo federal têm repasses estipulados pelo contingente populacional do município, como a Atenção Farmacêutica Básica e o PAB Fixo, sendo atualizados conforme o censo demográfico do IBGE, ou seja, a cada 10 anos.

Ocorre que desde 2011 o quantitativo populacional não sofreu atualização por parte do Ministério da Saúde, situação que faz que municípios com aumento populacional percam recursos.

“Esse é apenas um dos pontos importantes desse grande debate nacional, por isso é fundamental que os prefeitos, secretários municipais e vereadores participem da Marcha à Brasília. Vamos nos unir, procurar nossos senadores e nossos deputados, pedi-los apoio na votação de matérias de interesse de nossos municípios”, conclamou o presidente da Assomasul, referindo-se ao evento que ocorrerá de 15 a 18 de maio.

Pauta

Constam ainda da pauta municipalista, além da atualização monetária dos valores de programas federais, a derrubada do veto ao projeto do ISS (Imposto sobre Serviços), a reforma da previdência, o parcelamento de débitos previdenciários, o piso nacional do magistério, a prorrogação do prazo para o fim dos lixões (resíduos sólidos) nos municípios, entre outros temas.






Comentários Comente a notícia


Leia maisMais notícias

Jurisdicionados participam de capacitação sobre fiscalização de compras governamentais

O curso teve a participação de mais de cem pessoas e foi dividido em tópicos, passando pelo princípio da ordem econômica, o tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas

VALE UNIVERSIDADE

Governo do Estado divulga período de inscrição para o Programa Vale Universidade

Entre os requisitos para inscrição no Vale Universidade, estão, por exemplo, renda individual igual ou inferior a R$ 1.448,00

Crise política trava pauta do Congresso Nacional e preocupa Assomasul

Na próxima quarta-feira (24) está prevista a votação do veto ao projeto do ISS

Dagoberto acredita em renúncia, Ciro diz que Temer não tem essa dignidade

Com relação à crise institucional pela qual o país passa, Ciro Gomes defendeu a saída constitucional para a representatividade política da Presidência e destacou que é preciso agir com responsabilidade

TRANSPARÊNCIA

Nelson Cintra prova que nota fiscal é verdadeira; a própria JBS emitiu nota de entrada de gado em frigorífico

"É um absurdo a declaração de dono da JBS de que a nota que emiti sobre venda de gado para abate seria 'fria', se o próprio frigorífico emitiu a Nota de Entrada comprovando o recebimento de gado para abate", afirmou Nelson Cintra sobre a citação de seu nome em delação.

Jardim e Coronel Sapucaia pedem R$ 7,3 mi para recuperar pontes e estradas

As demandas pelos recursos foram encaminhadas na quinta-feira (18), em Brasília, pelo senador Waldemir Moka (PMDB) ao secretário nacional da Defesa Civil, Renato Newton Ramlow

Assomasul prepara seminário em parceria com governos federal e estadual

Para o presidente da Assomasul, esse tipo de evento é muito importante para que os prefeitos possam encaminhar as demandas de seus municípios

Bodoquena comemora 37 anos de Emancipação

As comemorações contaram com uma vasta programação, incluindo desfile cívico, apresentações culturais e show.

Apesar de leve recuperação, FPM prevê queda nos próximos quatro meses

Em junho, por exemplo, a retração prevista é de 12 pontos percentuais, enquanto julho a queda será mais acentuada %u2013 20% --, segundo o Tesouro Nacional.

Em discurso na Câmara, Caravina pede apoio na votação de matérias de interesse dos municípios

Atualmente, o valor arrecadado é destinado aos municípios onde as empresas que prestam o serviço do cartão de crédito e afins estão instaladas.





contato@belavistams.com.br
© 2011 - João Carlos Velasquez - Todos os direitos reservados

Webmail | Desenvolvido por JPWeb