BelaVistaMS
Geral

13/04/2017 - 09h29

Geral

Convênio garante alimentação saudável a pacientes da Santa Casa

Assessoria de Imprensa

No hospital são consumidos mensalmente cerca de 11 toneladas de legumes, verduras e frutas para uma produção de cinco mil refeições diariamente.

Nesta quarta-feira (12), aconteceu a solenidade de formalização de parceria entre a Santa Casa de Campo Grande e os produtores rurais da agricultura familiar de Mato Grosso do Sul, com o apoio da AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). Após a o ato solene, os colaboradores tiveram a oportunidade de adquirir os produtos da Feira da Integração, montada na entrada principal do hospital. 

A parceria surgiu da necessidade do hospital em adquirir diretamente dos produtores os alimentos com melhor qualidade, reduzindo os custos e aumentando a utilização de produtos orgânicos. A parceria garante, ainda, fomento à agricultura familiar do estado. O hospital trabalha na linha da busca de qualidade nutricional como fator de apoio à melhor recuperação de seus pacientes. 

No hospital são consumidos mensalmente cerca de 11 toneladas de legumes, verduras e frutas para uma produção de cinco mil refeições diariamente. “Estamos à disposição dos produtores e também da Santa Casa para somarmos nesta parceria, que com certeza aumentará a produção e resultará em uma maior diversidade de produtos nas refeições no hospital”, conclui o diretor presidente da AGRAER, Enelvo Feline.  

O titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Dr. Jaime Verruck, parabenizou a diretoria da Santa Casa e os agricultores familiares pela iniciativa que julgou de suma importância. “Esta articulação é perfeita e serve de exemplo para outras instituições país a fora. A Santa Casa fará economia melhorando a qualidade e os produtores ganham um grande consumidor. A secretaria fica à disposição de vocês para o que puder apoiar e auxiliar. Parabéns a todos”, cumprimentou.

O diretor presidente da AGRAER, Enelvo Felini, também felicitou a todos os envolvidos pela realização do acordo. Feline ressaltou o quanto é importante para os agricultores familiares ter comércio assegurado para sua produção e deixo a AGRAER e seus técnicos à disposição dos produtores para ajudar na produção contínua dos legumes e verduras, de forma a atender a demanda da Santa Casa sem interrupções.

Em discurso o presidente do hospital cumprimentou a todos os presentes e enalteceu a importância desta parceria em benefício do hospital e também dos produtores rurais. “Cumprimento a todos os presentes com muita satisfação, porque hoje é um dia muito importante, pois essa parceria virá para aumentar a qualidade na assistência nutricional dos pacientes, além de incentivar ainda mais os produtores da agricultura familiar”, disse. 

Falou em nome dos produtores a presidente da COOPLAF (Cooperativa Ativa Mista da Pecuária de Corte e Leiteira e da Agricultura Familiar), senhora Carlinda Rezende, agradecendo ao hospital e a AGRAER pelo acordo de cooperação firmado. “Para nós agricultores é suma importância ter a Santa Casa como consumidora de nossos produtos e, para nós, também será especial, porque incentiva a diversificação da produção e a manutenção das pessoas na agricultura familiar”, agradeceu.    

Estavam presentes na ocasião compondo a mesa de autoridades o presidente da ABCG- Santa Casa, Dr. Esacheu Nascimento, o secretário, Dr. Jaime Elias Verruck, representando o governador do Estado, o diretor presidente da AGRAER, Enelvo Felini, o delegado federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar do Desenvolvimento Agrário, Dr. Dorival Betini, o deputado estadual, João Grandão, representando a Assembleia Legislativa, o vereador, Dr. Wilson Sami, e a vereadora e também enfermeira, Cida Amaral, além de outras autoridades.

As cooperativas e associações estarão presentes na parceria por intermédio do termo de cooperação firmado com a AGRAER são a ORGANOCOOP (Cooperativa dos Produtores Orgânicos da Agricultura Familiar), COOPLAF (Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária de Corte e Leiteira e da Agricultura Familiar), Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Furnas dos Dionísios e Associação da Comunidade Negra Rural Quilombola Chácara do Buriti.

Feira da Integração

Além do fornecimento direto dos produtos à cozinha da Santa Casa, os produtores também instalarão uma feira semanal nas dependências da instituição para atender a funcionários, visitantes e até moradores do entorno. Na mesma, que teve início esta manhã após a assinatura do conveio, foi possível comprar direto dos agricultores os mais diversos produtos por preços menores que os do mercado comum.


Galeria Galeria de Imagens






Comentários Comente a notícia


Leia maisMais notícias

Festa do Cordeiro do CTG Farroupilha terá homenagem especial às mães

O preparo do Cordeiro no Tacho começa no sábado pela manhã. A carne é picada em pedaços médios, temperada com alecrim, sal, pimenta e outras especiarias

Carreta da Justiça chega à Bodoquena com saldo positivo e casais aproveitam para oficializar a união

A dona de casa Josiele Gomes dos Santos, 21, conta que há oito anos vive com Antônio Gonçalves Coutinho e juntos tiveram dois filhos

Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar realizam "Operação Tiradentes"

Essa operação será realizada simultaneamente em todos os Estados da Federação

ANS autoriza migração do plano antigo para o Santa Casa Saúde

O Plano do hospital garante aos antigos clientes manter integralmente os direitos previstos nos contratos vigentes

Sorteio marcará 1ª etapa da Copa Assomasul em Maracaju dia 28

Vão se enfrentar Maracaju, Antônio João, Douradina, Guia Lopes e Ponta Porã

Banco de Leite da Santa Casa necessita de doações urgentes

O leite coletado nessas visitas passa pelo processo de pasteurização (aquecimento a uma temperatura de 62.5º C por 30 minutos) e análise microbiológica

Cadastro no Senhor Orientador pode ser feito até o dia 25

Aposentados do sistema bancário que desejam concorrer a uma das 221 vagas do novo edital precisam se inscrever no portal do Sebrae

Bezerra, nobre amigo

Sempre disposto e dedicado a amenizar o sofrimento das criaturas, ele prossegue seu apostolado de Fé e Caridade no Mundo Invisível

"Educação como Agente de Mudança"

Alguns autores como Kernell e Smith possuem uma compreensão bastante diferente. Segundo os mencionados autores, altos níveis de educação não são determinantes para que os indivíduos votem de forma "inteligente"

Convênio garante alimentação saudável a pacientes da Santa Casa

No hospital são consumidos mensalmente cerca de 11 toneladas de legumes, verduras e frutas para uma produção de cinco mil refeições diariamente.





contato@belavistams.com.br
© 2011 - João Carlos Velasquez - Todos os direitos reservados

Webmail | Desenvolvido por JPWeb