BelaVistaMS
Geral

13/04/2017 - 09h29

Geral

Convênio garante alimentação saudável a pacientes da Santa Casa

Assessoria de Imprensa

No hospital são consumidos mensalmente cerca de 11 toneladas de legumes, verduras e frutas para uma produção de cinco mil refeições diariamente.

Nesta quarta-feira (12), aconteceu a solenidade de formalização de parceria entre a Santa Casa de Campo Grande e os produtores rurais da agricultura familiar de Mato Grosso do Sul, com o apoio da AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). Após a o ato solene, os colaboradores tiveram a oportunidade de adquirir os produtos da Feira da Integração, montada na entrada principal do hospital. 

A parceria surgiu da necessidade do hospital em adquirir diretamente dos produtores os alimentos com melhor qualidade, reduzindo os custos e aumentando a utilização de produtos orgânicos. A parceria garante, ainda, fomento à agricultura familiar do estado. O hospital trabalha na linha da busca de qualidade nutricional como fator de apoio à melhor recuperação de seus pacientes. 

No hospital são consumidos mensalmente cerca de 11 toneladas de legumes, verduras e frutas para uma produção de cinco mil refeições diariamente. “Estamos à disposição dos produtores e também da Santa Casa para somarmos nesta parceria, que com certeza aumentará a produção e resultará em uma maior diversidade de produtos nas refeições no hospital”, conclui o diretor presidente da AGRAER, Enelvo Feline.  

O titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Dr. Jaime Verruck, parabenizou a diretoria da Santa Casa e os agricultores familiares pela iniciativa que julgou de suma importância. “Esta articulação é perfeita e serve de exemplo para outras instituições país a fora. A Santa Casa fará economia melhorando a qualidade e os produtores ganham um grande consumidor. A secretaria fica à disposição de vocês para o que puder apoiar e auxiliar. Parabéns a todos”, cumprimentou.

O diretor presidente da AGRAER, Enelvo Felini, também felicitou a todos os envolvidos pela realização do acordo. Feline ressaltou o quanto é importante para os agricultores familiares ter comércio assegurado para sua produção e deixo a AGRAER e seus técnicos à disposição dos produtores para ajudar na produção contínua dos legumes e verduras, de forma a atender a demanda da Santa Casa sem interrupções.

Em discurso o presidente do hospital cumprimentou a todos os presentes e enalteceu a importância desta parceria em benefício do hospital e também dos produtores rurais. “Cumprimento a todos os presentes com muita satisfação, porque hoje é um dia muito importante, pois essa parceria virá para aumentar a qualidade na assistência nutricional dos pacientes, além de incentivar ainda mais os produtores da agricultura familiar”, disse. 

Falou em nome dos produtores a presidente da COOPLAF (Cooperativa Ativa Mista da Pecuária de Corte e Leiteira e da Agricultura Familiar), senhora Carlinda Rezende, agradecendo ao hospital e a AGRAER pelo acordo de cooperação firmado. “Para nós agricultores é suma importância ter a Santa Casa como consumidora de nossos produtos e, para nós, também será especial, porque incentiva a diversificação da produção e a manutenção das pessoas na agricultura familiar”, agradeceu.    

Estavam presentes na ocasião compondo a mesa de autoridades o presidente da ABCG- Santa Casa, Dr. Esacheu Nascimento, o secretário, Dr. Jaime Elias Verruck, representando o governador do Estado, o diretor presidente da AGRAER, Enelvo Felini, o delegado federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar do Desenvolvimento Agrário, Dr. Dorival Betini, o deputado estadual, João Grandão, representando a Assembleia Legislativa, o vereador, Dr. Wilson Sami, e a vereadora e também enfermeira, Cida Amaral, além de outras autoridades.

As cooperativas e associações estarão presentes na parceria por intermédio do termo de cooperação firmado com a AGRAER são a ORGANOCOOP (Cooperativa dos Produtores Orgânicos da Agricultura Familiar), COOPLAF (Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária de Corte e Leiteira e da Agricultura Familiar), Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Furnas dos Dionísios e Associação da Comunidade Negra Rural Quilombola Chácara do Buriti.

Feira da Integração

Além do fornecimento direto dos produtos à cozinha da Santa Casa, os produtores também instalarão uma feira semanal nas dependências da instituição para atender a funcionários, visitantes e até moradores do entorno. Na mesma, que teve início esta manhã após a assinatura do conveio, foi possível comprar direto dos agricultores os mais diversos produtos por preços menores que os do mercado comum.


Galeria Galeria de Imagens






Comentários Comente a notícia


Leia maisMais notícias

Empreendedores de Bonito e Jardim recebem palestra de Leila Navarro

Palestrante discute readequação de negócios e visão empreendedora

Zé Cabelo diz que Copa Assomasul é a essência do espírito esportivo

Representando o presidente da entidade, Pedro Caravina, Zé Cabelo finalizou a sua fala durante a abertura da rodada, desejando boa sorte a todos.

Agora são 9 as equipes classificadas à 2ª fase da Copa Assomasul

Na sequência, Sidrolândia fez a sua estréia na competição e levou a melhor, ao derrotar Nioaque por 2 a 1.

Heraldo Pereira e Bosco Martins: um breve reencontro entre amigos

Ao contrário do que preconizava Pulitzer, %u201Cjornalista não tem amigos%u201D, ficou a introdução da letra de Almir Sater: %u201Cvelhos amigos quando se encontram trocam notícias e recordações%u201D

Representantes da Sead se reúnem com Secretaria Nacional de Juventude

Representando a Sead, Patricia Nogueira, coordenadora da CGAT, e Leonardo Taveira, analista técnico de Políticas Sociais da mesma coordenação, apresentaram o amplo histórico de atuação da Sead na política de juventude rural

Compromisso com a verdade

Esclareço que referido termo assinado em minha gestão teve como objeto investimentos para ampliação e geração de novos empregos em diversas unidades frigoríficas em Mato Grosso do Su

TCE-MS encontra obras de escolas, com recursos federais, paralisadas no interior do Estado

O primeiro caso foi em Juti, a 300 quilômetros da Capital do Estado

Após um ano de luta, pai doa rim ao filho de 21 anos

Durante a festa de fim de ano, Paulo Eduardo, passou muito mal e seu quadro agravou rapidamente. Seus dois rins já estavam muito comprometidos e o tratamento de hemodiálise não bastava mais

Assocon e Terraviva Eventos firmam parceria para realização da Interconf

Evento será de 18 a 20 de setembro, no Centro de Convenções da PUC de Goiânia





contato@belavistams.com.br
© 2011 - João Carlos Velasquez - Todos os direitos reservados

Webmail | Desenvolvido por JPWeb