BelaVistaMS
Geral

13/04/2017 - 09h29

Geral

Convênio garante alimentação saudável a pacientes da Santa Casa

Assessoria de Imprensa

No hospital são consumidos mensalmente cerca de 11 toneladas de legumes, verduras e frutas para uma produção de cinco mil refeições diariamente.

Nesta quarta-feira (12), aconteceu a solenidade de formalização de parceria entre a Santa Casa de Campo Grande e os produtores rurais da agricultura familiar de Mato Grosso do Sul, com o apoio da AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). Após a o ato solene, os colaboradores tiveram a oportunidade de adquirir os produtos da Feira da Integração, montada na entrada principal do hospital. 

A parceria surgiu da necessidade do hospital em adquirir diretamente dos produtores os alimentos com melhor qualidade, reduzindo os custos e aumentando a utilização de produtos orgânicos. A parceria garante, ainda, fomento à agricultura familiar do estado. O hospital trabalha na linha da busca de qualidade nutricional como fator de apoio à melhor recuperação de seus pacientes. 

No hospital são consumidos mensalmente cerca de 11 toneladas de legumes, verduras e frutas para uma produção de cinco mil refeições diariamente. “Estamos à disposição dos produtores e também da Santa Casa para somarmos nesta parceria, que com certeza aumentará a produção e resultará em uma maior diversidade de produtos nas refeições no hospital”, conclui o diretor presidente da AGRAER, Enelvo Feline.  

O titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Dr. Jaime Verruck, parabenizou a diretoria da Santa Casa e os agricultores familiares pela iniciativa que julgou de suma importância. “Esta articulação é perfeita e serve de exemplo para outras instituições país a fora. A Santa Casa fará economia melhorando a qualidade e os produtores ganham um grande consumidor. A secretaria fica à disposição de vocês para o que puder apoiar e auxiliar. Parabéns a todos”, cumprimentou.

O diretor presidente da AGRAER, Enelvo Felini, também felicitou a todos os envolvidos pela realização do acordo. Feline ressaltou o quanto é importante para os agricultores familiares ter comércio assegurado para sua produção e deixo a AGRAER e seus técnicos à disposição dos produtores para ajudar na produção contínua dos legumes e verduras, de forma a atender a demanda da Santa Casa sem interrupções.

Em discurso o presidente do hospital cumprimentou a todos os presentes e enalteceu a importância desta parceria em benefício do hospital e também dos produtores rurais. “Cumprimento a todos os presentes com muita satisfação, porque hoje é um dia muito importante, pois essa parceria virá para aumentar a qualidade na assistência nutricional dos pacientes, além de incentivar ainda mais os produtores da agricultura familiar”, disse. 

Falou em nome dos produtores a presidente da COOPLAF (Cooperativa Ativa Mista da Pecuária de Corte e Leiteira e da Agricultura Familiar), senhora Carlinda Rezende, agradecendo ao hospital e a AGRAER pelo acordo de cooperação firmado. “Para nós agricultores é suma importância ter a Santa Casa como consumidora de nossos produtos e, para nós, também será especial, porque incentiva a diversificação da produção e a manutenção das pessoas na agricultura familiar”, agradeceu.    

Estavam presentes na ocasião compondo a mesa de autoridades o presidente da ABCG- Santa Casa, Dr. Esacheu Nascimento, o secretário, Dr. Jaime Elias Verruck, representando o governador do Estado, o diretor presidente da AGRAER, Enelvo Felini, o delegado federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar do Desenvolvimento Agrário, Dr. Dorival Betini, o deputado estadual, João Grandão, representando a Assembleia Legislativa, o vereador, Dr. Wilson Sami, e a vereadora e também enfermeira, Cida Amaral, além de outras autoridades.

As cooperativas e associações estarão presentes na parceria por intermédio do termo de cooperação firmado com a AGRAER são a ORGANOCOOP (Cooperativa dos Produtores Orgânicos da Agricultura Familiar), COOPLAF (Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária de Corte e Leiteira e da Agricultura Familiar), Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Furnas dos Dionísios e Associação da Comunidade Negra Rural Quilombola Chácara do Buriti.

Feira da Integração

Além do fornecimento direto dos produtos à cozinha da Santa Casa, os produtores também instalarão uma feira semanal nas dependências da instituição para atender a funcionários, visitantes e até moradores do entorno. Na mesma, que teve início esta manhã após a assinatura do conveio, foi possível comprar direto dos agricultores os mais diversos produtos por preços menores que os do mercado comum.


Galeria Galeria de Imagens






Comentários Comente a notícia


Leia maisMais notícias

Correios realiza novo mutirão de entrega neste fim de semana

Em todo o país, a rede de atendimento está aberta e todos os serviços

Greve dos Correios: Federação recorre de liminar de juiz do TST e greve continua

Assessoria jurídica contesta decisão do TST sobre abusividade da greve

TST considera greve nos Correios abusiva

Diante da decisão, os empregados que aderiram à paralisação devem retornar

Copa Assomasul volta a Itaquiraí no sábado para encerrar terceira fase da competição

A décima vaga será disputada por meio de repescagem entre as quartas colocadas de cada etapa dessa terceira fase.

Agricultura Digital será tema de painel na ESALQSHOW

Abordando temas como Instrumentação, Conectividade, Monitoramento e Mercado

Greve nos Correios inicia com paralisação em 25 municípios de MS

Num balanço parcial na manhã desta quarta, 20/09, o sindicato já contabilizava a adesão à greve em 25 municípios de Mato Grosso do Sul

"A Vida de Maria de Nazaré", espetáculo solo de Lurimar Vianna baseado na obra de Sholem Asch, está em cartaz no Teatro Ruth Escobar

A peça conversa com católicos, espíritas, evangélicos, judeus, cristãos e, inclusive, ateus

Trabalhadores dos Correios de MS aderem à paralisação nacional da categoria

E queremos sim reposição salarial. Por isso a opção da greve é o que nos resta

Responsabilidade fiscal é tema de palestra no TCE-MS

O conceito de contas de governo também é um dos temas de reflexão do livro

Oficinas gratuitas orientam empreendedores de Corumbá

No dia 02, segunda-feira, o ciclo de treinamento inicia com a oficina SEI Controlar Meu Dinheiro





contato@belavistams.com.br
© 2011 - João Carlos Velasquez - Todos os direitos reservados

Webmail | Desenvolvido por JPWeb