BelaVistaMS
Geral

13/04/2017 - 09h29

Geral

Convênio garante alimentação saudável a pacientes da Santa Casa

Assessoria de Imprensa

No hospital são consumidos mensalmente cerca de 11 toneladas de legumes, verduras e frutas para uma produção de cinco mil refeições diariamente.

Nesta quarta-feira (12), aconteceu a solenidade de formalização de parceria entre a Santa Casa de Campo Grande e os produtores rurais da agricultura familiar de Mato Grosso do Sul, com o apoio da AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). Após a o ato solene, os colaboradores tiveram a oportunidade de adquirir os produtos da Feira da Integração, montada na entrada principal do hospital. 

A parceria surgiu da necessidade do hospital em adquirir diretamente dos produtores os alimentos com melhor qualidade, reduzindo os custos e aumentando a utilização de produtos orgânicos. A parceria garante, ainda, fomento à agricultura familiar do estado. O hospital trabalha na linha da busca de qualidade nutricional como fator de apoio à melhor recuperação de seus pacientes. 

No hospital são consumidos mensalmente cerca de 11 toneladas de legumes, verduras e frutas para uma produção de cinco mil refeições diariamente. “Estamos à disposição dos produtores e também da Santa Casa para somarmos nesta parceria, que com certeza aumentará a produção e resultará em uma maior diversidade de produtos nas refeições no hospital”, conclui o diretor presidente da AGRAER, Enelvo Feline.  

O titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Dr. Jaime Verruck, parabenizou a diretoria da Santa Casa e os agricultores familiares pela iniciativa que julgou de suma importância. “Esta articulação é perfeita e serve de exemplo para outras instituições país a fora. A Santa Casa fará economia melhorando a qualidade e os produtores ganham um grande consumidor. A secretaria fica à disposição de vocês para o que puder apoiar e auxiliar. Parabéns a todos”, cumprimentou.

O diretor presidente da AGRAER, Enelvo Felini, também felicitou a todos os envolvidos pela realização do acordo. Feline ressaltou o quanto é importante para os agricultores familiares ter comércio assegurado para sua produção e deixo a AGRAER e seus técnicos à disposição dos produtores para ajudar na produção contínua dos legumes e verduras, de forma a atender a demanda da Santa Casa sem interrupções.

Em discurso o presidente do hospital cumprimentou a todos os presentes e enalteceu a importância desta parceria em benefício do hospital e também dos produtores rurais. “Cumprimento a todos os presentes com muita satisfação, porque hoje é um dia muito importante, pois essa parceria virá para aumentar a qualidade na assistência nutricional dos pacientes, além de incentivar ainda mais os produtores da agricultura familiar”, disse. 

Falou em nome dos produtores a presidente da COOPLAF (Cooperativa Ativa Mista da Pecuária de Corte e Leiteira e da Agricultura Familiar), senhora Carlinda Rezende, agradecendo ao hospital e a AGRAER pelo acordo de cooperação firmado. “Para nós agricultores é suma importância ter a Santa Casa como consumidora de nossos produtos e, para nós, também será especial, porque incentiva a diversificação da produção e a manutenção das pessoas na agricultura familiar”, agradeceu.    

Estavam presentes na ocasião compondo a mesa de autoridades o presidente da ABCG- Santa Casa, Dr. Esacheu Nascimento, o secretário, Dr. Jaime Elias Verruck, representando o governador do Estado, o diretor presidente da AGRAER, Enelvo Felini, o delegado federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar do Desenvolvimento Agrário, Dr. Dorival Betini, o deputado estadual, João Grandão, representando a Assembleia Legislativa, o vereador, Dr. Wilson Sami, e a vereadora e também enfermeira, Cida Amaral, além de outras autoridades.

As cooperativas e associações estarão presentes na parceria por intermédio do termo de cooperação firmado com a AGRAER são a ORGANOCOOP (Cooperativa dos Produtores Orgânicos da Agricultura Familiar), COOPLAF (Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária de Corte e Leiteira e da Agricultura Familiar), Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Furnas dos Dionísios e Associação da Comunidade Negra Rural Quilombola Chácara do Buriti.

Feira da Integração

Além do fornecimento direto dos produtos à cozinha da Santa Casa, os produtores também instalarão uma feira semanal nas dependências da instituição para atender a funcionários, visitantes e até moradores do entorno. Na mesma, que teve início esta manhã após a assinatura do conveio, foi possível comprar direto dos agricultores os mais diversos produtos por preços menores que os do mercado comum.


Galeria Galeria de Imagens






Comentários Comente a notícia


Leia maisMais notícias

IFMS recebe inscrição para professor substituto em Campo Grande e Jardim

Para participar, o candidato não pode, entre outras coisas, ser docente vinculado à Lei nº 7.596/87

Santa Casa realiza cirurgia menos invasiva em tratamento de aneurisma cerebral

De acordo com o médico responsável pelo procedimento, Dr. Felipe Guardini, apenas 15% das pessoas que tem um aneurisma roto consegue retornar às atividades normais

Comunicação Alternativa facilita contato com pacientes

A enfermeira da equipe multiprofissional de terapia nutricional, Carla Dalponte, afirma que a placa veio para facilitar e melhorar o atendimento

Jovem campo-grandense lança livro de poesia nesta quinta-feira (24)

Com poemas que falam sobre sentimentos, obra é incentivo para quem também deseja se aventurar na literatura

Sidrolândia, Juti e Sete Quedas avançam na Copa Assomasul

Com esse resultado, o time de Iguatemi deu adeus à competição, pois já tinha perdido uma partida.

IFMS prorroga inscrições em Feiras de Ciência para setembro

Cada trabalho deve ter um orientador e, no máximo, três estudantes

Solenidade comemora 100 anos de Santa Casa com homenagens

A história das Santas Casas de Misericórdia vem de um ideal de voluntariado nascido por volta do ano de 1481

Estudante do IFMS é selecionado para o Parlamento Jovem Brasileiro

No total, 78 alunos foram selecionados para a jornada.

Leilão da SEFAZ/MS movimenta a semana com produtos em embalagens originais

Exclusivamente online, pregão tem lotes de roupas, de informática e até imagens de santos





contato@belavistams.com.br
© 2011 - João Carlos Velasquez - Todos os direitos reservados

Webmail | Desenvolvido por JPWeb