BelaVistaMS
Jardim

30/05/2016 - 08h29

Jardim

IFMS divulga programação da Semana do Meio Ambiente em nove municípios

Juliana Aragão - DRT 176/MS

A previsão é que seja feito ainda o plantio de mudas de Ipê na sede definitiva do Campus Jardim, que está sendo construída na BR-060

A programação da edição 2016 da Semana do Meio Ambiente do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi divulgada na sexta-feira, 20. O evento será realizado em nove campi da instituição entre os dias 30 de maio de 4 de junho.

As atividades por campus estão disponíveis na página da Semana, no endereço www.ifms.edu.br/meioambiente. Algumas são abertas ao público externo.

A Semana é coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), que pela primeira vez lançou edital para apoio à realização do evento nos campi.

Cada campus contemplado receberá auxílio financeiro de até R$ 5 mil para o custeio das atividades previstas.

Ao todo, foram disponibilizados R$ 50 mil do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Pesquisa, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

A sexta edição da Semana do Meio Ambiente do Instituto tem como tema “IFMS e Comunidade: desafios e práticas para proteção ambiental”. O evento é uma alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Confira as atividades previstas para cada município:

Aquidauana – Além de palestras sobre os mais variados temas, serão oferecidos minicursos e oficinas para reaproveitamento de caixotes, fabricação de sabão caseiro e confecção de armadilha para mosquitos com garrafas PET, entre outros.

Terá ainda trekking ecológico, gincana e ações ambientais no Morro Pimentel (caça ao tesouro e rapel) e no Rio Aquidauana (competição de descida do rio a remo e trilha ecológica).

O evento será aberto no dia 30 de maio, com uma palestra sobre a produção de resíduos no município. Será a partir das 19h, na Praça Nossa Senhora Conceição, 85.

Campo Grande – A programação prevê visitas técnicas ao Projeto Arara Azul, ao Centro de Educação Ambiental do Imbirussú, à Agência do Futuro Acadêmico da UCDB, à Estação de Tratamento da Águas Guariroba Los Angeles e ao Projeto Florestinha.

Além de palestras, também estão previstas oficinas de fabricação de móveis com garrafas PET, reciclagem de instrumentos musicais e aplicações para dança, corpo e natureza.

A abertura do evento será no dia 30, a partir das 10h20, na quadra do campus com apresentações do Coral do IFMS, do grupo de dança e uma peça teatral. A sede provisória da unidade fica na Rua Treze de Maio, 3.072.

Corumbá – As atividades terão início no dia 2 de junho. Visitas técnicas, roda conversa, palestras, oficinas e minicursos nas áreas de metalurgia e fotografia estão previstos na programação da Semana no município.

Os destaques são a gincana educativa para a arrecadação de agasalhos, a caminhada ecológica com distribuição de mudas de crotalária (para combate ao mosquito Aedes aegypti) e a sala de aula flutuante, além de uma visita técnica ao Pantanal orientada pela Polícia Militar Ambiental.

A cerimônia de abertura do evento será na sede provisória do campus – Rua Delamare, 1.557, Bairro Dom Bosco – com apresentações culturais dos estudantes.

Coxim – Será oferecida uma série de palestras e minicursos. A relação dos metais com o meio ambiente e a inserção de insetos na alimentação humana estão entre os temas a serem abordados.

A programação prevê ainda distribuição e plantação de mudas, observação noturna e uma caminhada ecológica no encerramento do evento.

A abertura oficial será às 19h do dia 1º de junho, com mesa redonda e palestras sobre a temática central da Semana. Será no auditório do Campus Coxim, na Rua Salime Tanure, s/nº, Bairro Santa Tereza.

Dourados – No município, a Semana do Meio Ambiente terá início no dia 1º de junho. As oficinas que serão oferecidas irão tratar de temas como horta agroecológica, o artesanato estimulando a prática sustentável e stencil, uma técnica de pintura em moldes pré-definidos.

Também estão previstos trekking educacional, caminhada que busca despertar o interesse em práticas esportivas e de lazer em ambientes preservados, e distribuição de mudas.

A abertura do evento será no campus, na Rua Filinto Muller, 1.790, Jardim Canaã I.

Jardim – A programação inclui uma visita técnica à Estação de Tratamento de Efluentes de Bonito, município vizinho mundialmente conhecido pelas belezas naturais, e uma palestra sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Miranda.

A previsão é que seja feito ainda o plantio de mudas de Ipê na sede definitiva do Campus Jardim, que está sendo construída na BR-060, Fazenda Jardim de São Francisco.

O evento será aberto no dia 31 de maio, às 19h, no Centro de Convenções Oswaldo Monteiro.

Naviraí – A data do evento foi redefinida por conta da suspensão das atividades de ensino no município como forma de prevenção à gripe H1N1. A Semana será realizada entre os dias 13 e 18 de junho.

Nova Andradina – A Semana do Meio Ambiente será aberta no dia 2 de junho, às 19h30, na Câmara Municipal.

Nas palestras previstas na programação serão abordados temas como conservação de solos, energia solar a recuperação de pastagens degradadas, entre outros.

Será oferecida ainda uma série de oficinas. Os interessados poderão aprender por exemplo a produzir bonsai, fazer jardinagem vertical e criar foguetes com garrafas PET.

Ponta Porã – Na série de minicursos que será oferecida, serão abordados temas como o uso de iscas artificiais na pesca esportiva, reaproveitamento de restos alimentares e a construção de instrumentos musicais e móveis com materiais recicláveis, entre outros.

Palestras sobre diversos temas, um passeio de caiaque no lago do campus e a prática do trekking também estão previstos.

O evento será aberto no dia 2 de junho, no auditório do IFMS, às 7h30. O campus fica na Rodovia BR-463, km 14, s/nº.

Três Lagoas – Entre as oficinas que serão oferecidas durante a Semana no município estão a de reaproveitamento de lixo eletrônico e a de reciclagem de papel para fabricação de sacolas. Os participantes poderão ainda assistir palestras e conferir trabalhos de estudantes do IFMS na área de desenvolvimento socioambiental.

Será feita ainda a simulação de uma audiência pública. Estudantes vão apresentar diversas formas de geração de energia elétrica demonstrando impactos, soluções mitigadoras e benefícios. Professores vão representar autoridades, que optarão pela melhor proposta.

A abertura do evento será no dia 1º de junho, no auditório do IFMS, na Rua Antônio Estevão Leal, 790 – Jardim das Paineiras. A cerimônia será realizada nos três turnos – 9h30, 15h30 e 19h – para que todos os estudantes possam participar.

Ascom/IFMS





Comentários Comente a notícia


Leia maisMais notícias

Senador Moka intervém e Receita deve manter atendimento em Jardim

Moka explicou que Jardim é cidade-polo da região sudoeste de Mato Grosso do Sul, abrangendo municípios com população de 70 mil habitantes, como Bonito, cartão postal do ecoturismo brasileiro.

DIA DO RESPEITO AO CONTRIBUINTE

RFB em Jardim recebe alunos da rede municipal para conscientização

%u200BA data tem o objetivo promover a conscientização da população sobre a importância da contribuição

IFMS vai abrir mil vagas em cursos superiores em 2018

A previsão é que o edital com a abertura de vagas nos cursos de graduação para 2018 seja publicado na Central de Seleção do IFMS até a segunda quinzena de dezembro

IFMS ofertará seis novos cursos de graduação em 2018

Engenharia Civil no município de Aquidauana. Arquitetura e Urbanismo em Jardim. Jogos Digitais em Dourados

Última semana para inscrição nas Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS

Feiras serão realizadas em outubro nos dez municípios em que Instituto Federal possui campus

IFMS abre 70 vagas para cursos técnicos integrados em Jardim

Vagas são para os cursos técnicos em Informática e Edificações

IFMS promove Festival de Arte e Cultura em Dourados e Jardim nesta semana

Em Jardim, a programação do evento segue até o próximo sábado, 26

IFMS abre inscrições para Festival de Arte e Cultura em Jardim

Evento também é realizado em agosto em Campo Grande e Dourados

IFMS divulga resultado da seleção para cursos técnicos em três municípios

A seleção foi feita por meio de um sorteio eletrônico, realizado na Reitoria do IFMS na segunda-feira, 10

Vereadores de Jardim prestigiam entrega de viaturas ao Corpo de Bombeiros na capital

Para o presidente Fernandinho Ramos, a vinda dessa viatura à Jardim e que atenderá a região é de grande importância e muito mais segura, principalmente porque a viatura que hoje atende a unidade militar no município é de 1973





contato@belavistams.com.br
© 2011 - João Carlos Velasquez - Todos os direitos reservados

Webmail | Desenvolvido por JPWeb