BelaVistaMS
Antônio João

04/01/2016 - 10h47

Antônio João

Eleições 2016: Ibrape apura intenção de voto e desempenho de prefeito em Antonio João

Edson Moraes

Esses números explicam outra constatação, de efeito político e administrativo, levantada pelo Ibrape: 83% dos eleitores disseram que, se houvesse hoje um plebiscito, votariam para Selso Losano deixar a Prefeitura, ao passo que 8% dariam a ele mais quatro anos de mandato e 9% não responderam.

O Ibrape realizou nos dias 18 e 19 deste mês, em Antonio João, uma pesquisa para apurar junto à população o desempenho do prefeito Selso Luiz Losano Rodrigues (PT) e as intenções de voto para as eleições de 2016. Com entrevistas de 306 eleitores de ambos os sexos e a partir dos 16 anos na sede da cidade e no distrito de Campestre, o instituto utilizou metodologia de aferição com margem de erro de até três pontos percentuais, 96% de confiabilidade e filtragem de todas as abordagens.

A responsabilidade técnica e a coordenação desse trabalho ficaram a cargo do estatístico Luciano H. de Matos, inscrito com o nº 9168 no Conselho Regional de Estatística (Conre), da 8ª Região. Para os analistas e dirigentes políticos duas situações se destacam na amostragem: a impactante insatisfação dos eleitores com o atual prefeito e a acentuada preferência nas intenções de voto pela professora e ex-primeira-dama Márcia Harterman Marques (PR).

Gestão – Para 70% dos antoniojoanenses, o prefeito Selso Losano faz uma administração ruim ou péssima, enquanto só 5% a consideram ótima ou boa. A classificação “regular” foi citada por 19% e 6% não responderam. Os entrevistadores quiseram saber qual a situação da cidade em relação ao seu progresso. A grande maioria (73%) respondeu que Antonio João está parada e 21% que está em retrocesso. Apenas 5% entendem que existe desenvolvimento. O contingente de quem não respondeu a esse questionamento é de 1%.

Esses números explicam outra constatação, de efeito político e administrativo, levantada pelo Ibrape: 83% dos eleitores disseram que, se houvesse hoje um plebiscito, votariam para Selso Losano deixar a Prefeitura, ao passo que 8% dariam a ele mais quatro anos de mandato e 9% não responderam.

Eleições 2016 – Na consulta espontânea sobre quem os eleitores escolheriam para governar o município a partir de 2017, o Ibrape sugeriu um cenário com os nomes de prováveis candidaturas e de pessoas mencionadas para a disputa. A professora Márcia Marques lidera com 28%. Ela tem o dobro do segundo colocado, o professor pedetista Elimar Brum (14%), e está bem à frente de outros nomes citados, como Antonio César (3%) e os ex-prefeitos Dácio Queiroz (2%) e Lúcia Regina (1%). Metade dos entrevistados (50%) revelou que pretende votar em branco ou anular o voto.

O quadro de possíveis candidaturas em quem os antoniojoanenses não votariam de jeito nenhum põe Selso Losano em primeiro, com 66% de rejeição. Em segundo, os mais rejeitados, com 16%, são Antonio Baby César e Reinaldo Oliveira. Os mais baixos índices de rejeição ficaram para Elimar Brun (3%), Márcia Marques (5%) e Lúcia Regina (7%). A esse quesito 3% dos eleitores não responderam.

Simulações – O Ibrape apresentou aos entrevistados outros quatro possíveis cenários de disputa, simulando um confronto decisivo entre duas candidaturas. Em todos, a preferência é por Márcia Marques, viúva do prefeito Junei Marques, que administrou Antonio João de janeiro de 2005 a junho de 2011, quando um acidente automobilístico fatal interrompeu seu segundo mandato.

Se a disputa fosse hoje entre Márcia e Elimar Brum, a ex-primeira-dama teria 52% contra 39% do rival, sobrando 9% de indecisos e de eleitores que votariam em branco ou nulo. Na hipótese de a sucessão ser decidida entre Márcia e Reinaldo de Oliveira, ela venceria com 65% dos votos, contra 6% dele. Os indecisos, os que votariam em branco ou nulo seriam 29%.

Márcia também obteria vantagem expressiva se tivesse como concorrente Antonio César, o Baby, a quem derrotaria por 63% a 14%, dentro de um contexto que apresenta 23% de eleitores indecisos ou dispostos a votar em branco ou anular o voto. Por fim, num hipotético confronto com Selso Losano, a ex-primeira-dama venceria ainda com maior facilidade: 65% afirmaram votar nela e somente 3% no atual prefeito. Nesta simulação, 9% dos eleitores são formados por indecisos ou por quem se dispõe a votar nulo ou em branco.

Os melhores – O Ibrape quis saber dos eleitores de Antonio João se poderiam afirmar, com base nas informações de cada um, quem foi o melhor prefeito do município. Para 84% dos entrevistados o melhor prefeito foi Junei Marques, enquanto 11% apontaram Dácio Queiroz. O atual, Selso Losano, foi mencionado por 1% e outros prefeitos também tiveram, juntos, 1% das citações.

O melhor – ou o mais atuante – dos atuais vereadores de Antonio João, conforme a consulta do Ibrape, é Marcelo Pé, destacado por 31% dos eleitores. Em seguida aparecem Fábia (6%), Mauro (4%) e Jaqueline (3%). Os demais tiveram menos de 2%. A essa pergunta, 60% não responderam. De acordo com 58% dos eleitores, o desempenho da Câmara Municipal e dos vereadores é ruim, para 25% é regular e 6% o consideram bom, enquanto 10% não responderam.

Quanto ao primeiro ano de governo de Reinaldo Azambuja (PSDB), 43% do eleitorado de Antonio João o classificaram regular, mas foi bom para 33% e ruim para 15%. Só 8% não quiseram responder a esse item da pesquisa.


Galeria Galeria de Imagens






Comentários Comente a notícia


Leia maisMais notícias

Vereador do PMDB e filho foram presos durante ação da PF em MS

Gabinete de vereador na Câmara está trancado

Eleições 2016: Ibrape apura intenção de voto e desempenho de prefeito em Antonio João

Esses números explicam outra constatação, de efeito político e administrativo, levantada pelo Ibrape: 83% dos eleitores disseram que, se houvesse hoje um plebiscito, votariam para Selso Losano deixar a Prefeitura, ao passo que 8% dariam a ele mais quatro anos de mandato e 9% não responderam.

Índios aterrorizam produtores rurais e preocupam prefeitos do sul de MS

O movimento ganhou o apoio dos prefeitos Edson de Davi (Aral Moreira), Sérgio Barbosa (Amambai), Zé Roberto (Iguatemi) e Selso Lozano (Antonio João), que participaram do protesto dos produtores rurais durante o bloqueio da rodovia em Antonio João.

Corrente de solidariedade

Empresário roubado e sequestrado em Dourados é resgatado próximo a Antonio João

Foram presos dois homens e uma mulher. Um homem foi morto pela policia. Eles haviam sequestrado o empresário Mário Rubens, Ferraz, 54. A prisão ocorreu próximo a cidade de Antonio João - MS. Segundo informações, o empresário está bem.

Belavistenses são os sequestradores do empresário douradense

Eles são belavistenses e possuem antecedentes criminais. 3 presos e um morto; Policia Civil de Ponta Porã salva vida de empresário O assalto teve inicio em Dourados e terminou na fronteira com ação rápida dos Policiais Civis de Ponta Porã

Marcelo pé será o líder do prefeito na Câmara de Antônio João

O vereador Marcelo pé, que está em seu terceiro mandato como vereador de Antônio João, agradeceu ao prefeito Selso Lozano pela confiança e reiterou a responsabilidade que terá frente à Casa de Leis como líder do prefeito.

Antônio João amplia frota do transporte escolar; município receberá ainda outros 3 veículos

Segundo a administração, os outros três ônibus, sendo um de pequeno porte e outros dois maiores, deverão ser entregues até meados do mês de março.





contato@belavistams.com.br
© 2011 - João Carlos Velasquez - Todos os direitos reservados

Webmail | Desenvolvido por JPWeb