BelaVistaMS
Guia Lopes da Laguna

20/08/2013 - 08h37

Guia Lopes da Laguna

TRE confirma cassação de prefeito e convoca nova eleição em Guia Lopes

Zemil Rocha/CGNews

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmou nesta segunda-feira (19) a cassação do mandato do prefeito de Guia Lopes, Jácomo Dagostin (PDT), e de seu vice, determinando a realização de nova eleição no município. A decisão passa a valer a partir da publicação, que só deve acontecer na quarta ou quinta-feira.

Problema de registro de candidatura afetou o prefeito de Guia Lopes da Laguna, mas o caso dele ficou vários meses pendente de decisão recursal do TSE, que ordenou que TRE julgasse novamente o processo.

A cassação decorreu do fato de o vice de Jácomo, o petista Ney Marçal, ter sido condenado em 2004 num processo de captação ilícita de votos.

Em meados de junho, o TRE já havia decidido pela cassação, ao cancelar o registro dos dois candidatos, embora considerando que o “trânsito em julgado” só ocorreria após confirmação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Ministério Público entrou com embargos infringentes, argumentando que o cumprimento da decisão pela cassação se daria já com a decisão do TRE. Hoje o TRE deu provimento aos embargos, determinando o cumprimento imediato.

Como Jácomo Dagostin ficou com 56,39% dos votos na disputa eleitoral de outubro do ano passado, o TRE também decidiu convocar uma nova eleição suplementar para Guia Lopes. O novo pleito ainda depende da publicação de uma resolução do TRE. Enquanto isso, o presidente da Câmara de Guia Lopes ficará interinamente chefiando o Executivo Municipal.

O advogado do prefeito cassado, Valeriano Fontoura, informou que vai entrar com Recurso Especial para TSE e medida cautelar para sustar a decisão de hoje no TRE.

Caso se confirme a eleição suplementar de Guia Lopes, será a sexta em municípios de Mato Grosso do Sul. Já tiveram novo pleito eleitoral este ano, devido a cassações de prefeitos, os municípios de Bonito, Sidrolândia, Jardim, Bela Vista e Figueirão. Também há possibilidade de nova eleição em Aquidauana, onde já houve cassação do prefeito José Henrique Trindade, dependendo agora de confirmação no Tribunal Regional Eleitoral.






Comentários Comente a notícia


Leia maisMais notícias

Prefeitura de Guia Lopes da Laguna, paralisa o transporte

A paralisação de transportes escolares e outros setores, em razão da falta de combustíveis e consequentemente o desabastecimento de mercadorias e produtos essenciais para o bom andamento da administração pública.

Greve dos Caminhoneiros em Guia Lopes da Laguna

No local a PRF está presente e acompanhando o movimento pacifico dos caminhoneiros, assim garantindo a segurança de todos.

Guia Lopes realiza campanha ao Combate ao abuso

A campanha é sobre o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, dia 18 de maio, e está sendo realizada nas escolas do município com palestras, vídeos, e dinâmicas de grupo e estará ocorrendo toda esta semana.

Conviver de Guia Lopes comemora dia das Mães

As festividades a cada comemoração passam a ficado melhor. E isso nós atribuímos aos integrantes do projeto que não tem medido esforços para participar, a nossa equipe de apoio que tem dado o seu melhor

Jair Scapini participa do desfile cívico em Jardim

Guia Lopes da Laguna esteve presente, através do prefeito e da Banda Marcial da Escola Estadual Alziro Lopes, que abrilhantou o desfile.

Jair Scapini dá continuidade na prestação de contas do início de seu mandato

"Nosso pensamento está voltado ao progresso e desenvolvimento da sociedade como um todo e as ações irão de encontro com os anseios de nossa comunidade é para isso que fomos eleitos", frisou o prefeito Jair Scapini

"Algo temos feito, muito mais ainda há de se fazer, portanto é necessário prestar contas a nossa população pois, a elas devemos satisfação de nosso trabalho, do que está sendo feito, o que deveremos fazer ao longo dos quatro anos de nosso mandato"

Jair Scapini presta contas de seu mandato

Estaremos, a partir desta edição, publicando a prestação de contas do prefeito Jair Scapini, dos 140 dias de administração.

PRESTAÇÕES DE CONTAS

Carreta da Justiça atendeu moradores em Guia Lopes da Laguna

O prefeito Jair Scapini, ainda prestando contas a população, fala do atendimento da Carreta da Justiça em Guia Lopes da Laguna

140 DIAS DE ADMINISTRAÇÃO

Aberta a Feira para comercialização da Agricultura Familiar

O canal de comercialização direta entre agricultores e consumidores, a feira é uma das formas mais antigas de mercado livre de produtos agrícolas

Copa do Interior 2017 será neste final de semana em Jardim

Os jogadores que estarão participando realizaram um último treino na tarde desta sexta-feira sob o comando do técnico de futsal Zé Obregon.





contato@belavistams.com.br
© 2011 - João Carlos Velasquez - Todos os direitos reservados

Webmail | Desenvolvido por JPWeb