BelaVistaMS
Carta a Redação

17/01/2011 - 10h33

Carta a Redação

Astrologia

João Carlos Velasquez

Gostaria de comentar a matéria sobre astrologia.

Sou especialista e pesquisador nessa área desde 1983, e posso afirmar que a mídia está sendo usada para difundir informações distorcidas e não algo verdadeiro.
Os signos zodiacais são a visão do sistema solar visto a partir da terra, uma estrada imaginária fina, com 360 graus de longitude, que tem como linha central a eclíptica. O trajeto que o sol percorre, durante um ano, visto da Terra, ou seja, o chamado zodíaco nada mais é do que o sol, a lua e os planetas, transitando pelo sistema solar, e tudo baseado pura e exclusivamente no movimento de translação da Terra ao redor do sol.
Neste movimento forma-se o sistema das estações dentro de um ciclo de 365 dias. Em outras palavras é algo relacionado apenas com o sistema solar. As constelações zodiacais são estrelas no céu vistas a partir da Terra.
Quando falamos de constelações na astrologia, nos referimos às eras astrológicas, como a era de peixes e a era de aquário, por exemplo, que são formadas justamente pela inclinação do eixo da Terra e seu movimento, em forma de cone, conhecido como precessão dos equinócios, um movimento que dura 25.580 anos.
A cada 2.150 anos em média, o sol, no dia 21 de março, vai ter de fundo uma nova constelação. Nesta época, encontraremos o sol, nessa data, na fronteira entre a constelação de peixes e a de aquário. Quando comparamos signos e constelações devemos considerar que se trata de dois ciclos diferentes e independentes.
E a cada 25.580 anos os signos e as constelações se encaixam na mesma posição, signos e constelações com o mesmo nome ficam alinhados. Em outras palavras, signos zodiacais não são constelações, não são estrelas, e constelações não são o sistema solar visto da Terra, os signos.
O mapa astrológico não tem estrelas, não tem constelações, tem apenas signos e planetas, tem apenas o sistema solar transitando por uma faixa do céu fina, com 360 graus de longitude ao nosso redor chamada de zodíaco.
A maioria dos astrônomos imagina que a astrologia, que o mapa astrológico se baseia nas constelações. Mas isso não corresponde com a realidade, é uma informação distorcida. Digo mais, até uma boa parte dos astrólogos, que não são especializados em astronomia, também confundem signos com constelações.
O mapa astrológico trata apenas do sistema solar e não de estrelas, de constelações, que é outro estudo, das eras astrológicas. Sendo assim, sugiro um estudo maior a cerca da astrologia e de suas ferramentas e mapas de estudo, do ponto de vista astronômico, para evitar difundir informações totalmente fora da realidade.
Caso desejem mais informações, podem entrar em contato. Posso até participar de uma entrevista, caso desejem publicar uma resposta a essa notícia.
Mario Gabriel Guarino www.syntonia.com
e-mail: syntonia.com@gmail.com
msn: syntonia@msn.com






Comentários Comente a notícia






contato@belavistams.com.br
© 2011 - João Carlos Velasquez - Todos os direitos reservados

Webmail | Desenvolvido por JPWeb